
Realizada palestra “O que esperar do Futuro dos Videogames” no UNIFOR-MG
quinta-feira, 16 de junho de 2011.
De acordo com o coordenador de Ciência da Computação, Prof. Ms. Alexandre Magno de Sousa, o palestrante possui doutorado na área de games e desenvolve diversas pesquisas no Brasil e no exterior. É também um dos fundadores da Socidade Brasileira de Games (SBGames) e autor do livro Introdução à Ciência da Computação com jogos, disponível na Biblioteca Ângela Vaz Leão, do UNIFOR-MG. Além disso, é reconhecido internacionalmente como pesquisador. É um dos pioneiros no Brasil a utilizar o desenvolvimento de games no ensino da computação. “Tive a oportunidade de conhecê-lo no Congresso da Sociedade Brasileira da Computação em julho de 2010 e, há um ano, tentava agendar essa palestra”, comentou.
A palestra visou mostrar aos participantes os diversos temas de pesquisa em andamento neste setor, tanto em universidades como em empresas, apontando quais serão as tendências e novidades que ocorrerão nos próximos anos, considerando que a indústria dos videogames é uma das que fomenta e gera recursos na indústria da informática como um todo.
Para o coordenador de Ciência da Computação, “foi uma das melhores palestras que já ocorreram no UNIFOR-MG, e, na qual todos os participantes permaneceram até o final. Foram duas horas e meia de palestra com praticamente 100% dos alunos do curso. Muitos estudantes participaram com perguntas, principalmente com relação ao mercado de trabalho, vagas disponíveis e sobre quais são os pré-requisitos para assumir uma vaga como um profissional de desenvolvimento de games. De acordo com Esteban, o profissional da área de games recebe, em média, um pouco mais do que um profissional de TI (tecnologia da informação) convencional”.
“Uma das oportunidades que o mercado da computação gráfica oferece, além do desenvolvimento de jogos, é o desenvolvimento de simuladores gráficos. No Brasil, a Petrobrás, por exemplo, tem desenvolvido projetos de simulação para exploração de pretróleo, principalmente por causa do Pré-sal. As mesmas técnicas utilizadas para a criação de games são utilizadas na criação dessas simulações. Com projetos de simulação, a Petrobrás economiza investimentos antes de iniciar pesquisas ou explorações de petróleo. Os custos de projetos de simulação são muito menores do que os custos de um pré-projeto de exploração. O próprio Prof. Esteban foi convidado para dar um curso para a Petrobrás. O laboratório de pesquisa do professor, MediaLab, conta, atualmente, com cinquenta profissionais e desenvolve projetos de jogos, simuladores de vôo para a aeronáutica e também possui pequenas empresas incubadas”, comentou o Prof. Ms. Alexandre.
{mosimage}
A sala de Multimeios 2 estava repleta, durante a palestra do Prof. Dr. Esteban Walter Gonzalez Clua