
Sistemas de produção foram apresentados por estudantes de Engenharia de Produção
quarta-feira, 25 de maio de 2011.
De acordo com a professora, o trabalho foi uma continuidade da 2a Semana da Produção, realizada entre os dias 16 e 18 de maio. A atividade visou a pesquisa dos estudantes e, consequentemente, a demonstração de como se desenvolvem, na prática, alguns sistemas de produção.
“Estamos atravessando uma era de mudanças, incertezas e perplexidades. Nunca, como agora, a teoria administrativa se tornou tão necessária para o sucesso das organizações. Nesse sentido, a disciplina Modelos de Gestão Organizacional se preocupa em ensinar ao futuro Engenheiro de Produção a pensar e a raciocinar, a partir de um bagagem de conceitos e ideias, que traz como ferramenta de trabalho” destacou a Profa. Dra Jussara.
O objetivo da atividade é desenvolver nos acadêmicos habilidades práticas relacionadas ao processo de planejar, organizar, dirigir, controlar e atuar como agente de mudanças e inovação. “À medida que o ambiente se torna mais instável e turbulento, tanto maior a necessidade de opções de modelos organizacionais para a solução dos problemas e situações que se alteram e se diferenciam, de maneira crescentemente diversa. Criar e inovar. Melhorar e renovar sempre. Vale a pena lembrar a frase de Kurt Lewin: nada é mais prático do que uma boa teoria”, comentou a professora.
Na ocasião, foram apresentados os seguintes sistemas de produção: confecção; produção de etanol; produção de pneu; cal calcário; chicote de motor; embalagens de fogos de artifício; e laticínios.
Para as apresentações, foram montadas maquetes e simulações do processo de produção de cada produto. A atividade foi direcionada a estudantes, professores e funcionários do UNIFOR-MG e demais interessados em assistir o exercício dos conhecimentos teóricos colocados em prática, dentro do espaço acadêmico.
{mosimage}
{mosimage}
Foram apresentados os sistemas de produção de confecção; produção de etanol; produção de pneu; cal calcário; chicote de motor; embalagens de fogos de artifício; e laticínios