
Laboratório de Mineralogia recebe novas doações
quarta-feira, 18 de maio de 2011.
De acordo com o Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, especialista em solos e meio ambiente, a Mineropar (Minerais do Paraná SA), uma empresa que exerce o papel de serviço geológico do Paraná fez a doação de um kit de Geologia para escolas, contendo uma caixa com 25 amostras de minerais, rochas, réplica de fósseis e instrumentos para análises; cds de mapeamento geológico e geologia em geral; livros sobre acidentes geológicos urbanos e prevenção de acidentes, mineralogia geral, guia de ensaios laboratoriais; e transparências.
A INB (Indústrias Nucleares do Brasil), que atuam na cadeia produtiva do urânio, da mineração à fabricação do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares, também doou material. Dentre eles, cds sobre exploração e utilização dos minérios de urânio e sobre usinas nucleares; amostras de rochas da região onde o minério urânio é explorado no estado da Bahia; e publicações diversas.
O Prof. Anísio comentou que o material é muito rico para pesquisa e que, inclusive, já existem alunos fazendo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área nuclear. “Acidentes geológicos urbanos têm sido cada vez mais comuns e os livros trazem um conteúdo muito importante. Além disso, o kit auxiliará o início de um trabalho que será desenvolvido junto às escolas de Formiga.”
O Prof. Anísio, entre as alunas do 5o período de Química, Junara Joice Teixeira e Adriely Arantes