icone buscar
Depoimento de egresso

Depoimento de egresso

sexta-feira, 13 de maio de 2011.
Depoimento de egresso


“Meu nome é Vitor Antônio de Freitas Santos, tenho 23 anos e atuo na área da Ciência da Computação.Iniciei minha graduação no UNIFOR-MG, em 2006, por motivos comuns a qualquer adolescente. Estava indeciso sobre qual curso fazer e optei pela Ciência da Computação, por sentir certa afinidade com a área e por ter me formado pela People Computação, de Divinópolis, no curso de Montagem e Manutenção de Micros.
No começo, demonstrei uma certa resistência, o que, mais tarde, transformou-se em apreço e dedicação, pois passei a me dedicar quase que exclusivamente à computação. Sempre me esforçava para ter boas notas e para me destacar, inclusive, procurei me capacitar em outras áreas que tangem a computação, como o inglês.
 
Durante meus dois últimos anos de faculdade, fui convidado a participar de um Projeto de Iniciação Científica patrocinado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), cujo objetivo era desenvolver um sistema computacional para auxiliar as empresas de médio e pequeno porte da área de facção de Formiga e região. Obtive êxito com o projeto e, consequentemente, tive aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Concluí graduação em 2009.
 
Logo após me formar, participei do concurso para seleção de professores substitutos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, antigo CEFET) da cidade de Bambuí, em fevereiro de 2010, no qual fui aprovado, em primeiro lugar.
Durante o ano de 2010, lecionei diversas disciplinas na área da computação, tais como Programação Web, Algoritmos e Padrões de Projeto. Trabalhar no IFMG foi uma experiência bastante desafiadora, pois era testado a cada dia, tendo que me superar para cumprir o compromisso de ser professor e transmitir aos alunos, com segurança, o conteúdo das disciplinas. Finalizei meus trabalhos pelo IFMG em dezembro de 2010, devido ao encerramento do meu contrato temporário.
 
De volta a Formiga, um mês após ter deixado o IFMG, recebi um telefonema do Prof. Ms. Gabriel Silva, que havia trabalhado comigo na mesma instituição, me convidando para participar de um processo seletivo para ser trainee em DBA (Administrador de Banco de Dados) em uma multinacional. Aceitei o convite e comecei a fazer parte do processo.
 
Durante o tempo de espera pela seleção para DBA, prestei concurso para o UNIFOR-MG duas vezes. Na primeira, fui reprovado. No entanto, na segunda vez, fui aprovado em primeiro lugar para a vaga de Analista de Sistemas Júnior.
Infelizmente, ou não, acabei não assumindo a vaga, pois, durante o período de validação do concurso, eu já havia sido selecionado para fazer parte da equipe que seria treinada em DBA pela empresa ITConvergence, na Índia.
 
Fiquei bastante feliz com a seleção, pois fui escolhido entre os cinco candidatos que a empresa necessitava. Acabei sendo o único de Minas Gerais, junto a outros quatro, dois de São Paulo e dois do Paraná, tendo concorrido com interessados de todo o país.
 
Partirei para a Índia, ainda sem data definida. Estou confiante em fazer um bom trabalho fora do Brasil, para elevar, ainda mais, o nome do UNIFOR-MG, Instituição que contribuiu, intimamente, para esta conquista, pois, graças ao conhecimento adquirido no curso de Ciência da Computação, consegui sobressair e ser escolhido por essa empresa, tão respeitada mundialmente.
 
Na Índia, serão seis meses. Após este período, ficarei de férias no Brasil por duas semanas e partirei para a Argentina, onde terminarei o processo de treinamento. A partir daí, irei trabalhar na sede efetiva da empresa, nos Estados Unidos. Até lá, ainda tenho muito a aprender. Eu sei bem que conhecimento é infinito, mas a minha vontade de aprender também é. Espero que esta mensagem de determinação seja captada por todos os alunos da Ciência da Computação e dos outros cursos do Centro Universitário.
 
Agradeço ao UNIFOR-MG, a todos os professores, ao Prof. Ms. Gabriel Silva, ao Prof. Clarismar Coimbra, à minha família e a todos aqueles que contribuíram, de alguma forma, para essa vitória em minha vida.”
 
 {mosimage}

Vitor Freitas
Oracle's DBA Trainee – ITConvergence

fique por dentro

ALUNOS DO UNIFOR-MG REALIZAM DIA DE SAÚDE NO ASILO SÃO FRANCISCO
14 de maio de 2025

ALUNOS DO UNIFOR-MG REALIZAM DIA DE SAÚDE NO ASILO SÃO FRANCISCO

DER (DEPARTAMENTO DE ESTRADAS) DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO
14 de maio de 2025

DER (DEPARTAMENTO DE ESTRADAS) DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO

UNIFOR-MG REALIZA AÇÃO DE DIA DAS MÃES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
14 de maio de 2025

UNIFOR-MG REALIZA AÇÃO DE DIA DAS MÃES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.