
Professor do UNIFOR-MG tem dois artigos aprovados para Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada
quarta-feira, 11 de maio de 2011.
De acordo com o professor, o primeiro artigo, intitulado “Desenvolvimento de um Sistema de Captura de Movimento de Baixo Custo”, descreve o desenvolvimento de um protótipo de um sistema de captura de movimento do complexo punho-mão de baixo custo, cujo produto esta desenvolvendo em seu doutorado. Seu conteúdo inclui o software e os hardware utilizados (Arduino e Flexsensor), bem como as razões que levaram a opção por eles. A programação e a montagem do sistema permitiram testes preliminares com os movimentos do complexo punho-mão. Tais testes indicaram que o sistema é factível, embora ainda precise de alguns ajustes, o que será feito na continuidade do desenvolvimento de um produto final.
Já o segundo trabalho, “Use of Virtual Reality in process control in a mine in Brazil – a case study”, versa sobre a utilização de um software de integração que permite, através de recursos de realidade virtual, a inclusão de diversas informações provenientes de diferentes fontes e software em uma tela única. Com isso, houve uma melhora da eficiência em uma mina de minério de ferro, verificada através do aumento da produtividade e no ganho ergonômico relatado pelos funcionários do centro de controle da mina.
O simpósio
O Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada é a principal conferência em Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Brasil, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Computação. O Simpósio reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e outros profissionais das áreas acadêmica, industrial e comercial interessados nos avanços e aplicações de Realidade Virtual e Aumentada.
Realidade Virtual e Aumentada
“A Realidade Virtual é uma tecnologia capaz de fazer com que um sujeito se transponha para um ambiente diferente, sem que ocorra o seu deslocamento físico. Para que isso ocorra, sistemas computacionais e de visualização atuam de forma a manipular os órgãos sensoriais, fazendo com que a percepção do ambiente esteja associada ao ambiente virtual, em um fenômeno chamado de imersão”. Já a Realidade Aumentada é o “enriquecimento do ambiente real com objetos virtuais, usando algum dispositivo tecnológico, funcionando em tempo real. Diferentemente da Realidade Virtual, que transporta o usuário para o ambiente virtual, a Realidade Aumentada mantém o usuário no seu ambiente físico e transporta o ambiente virtual para o espaço do usuário, permitindo a interação com o mundo virtual, de maneira mais natural e sem necessidade de treinamento ou adaptação”, explicou o professor.