
UNIFOR-MG, em parceria com a APAE, promove evento municipal sobre inclusão escolar
terça-feira, 12 de abril de 2011.
No dia 27 de abril, será realizado, no UNIFOR-MG, o I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica. A atividade tem como principal objetivo avaliar o processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na Educação Básica de Formiga. Para participar do evento, não é preciso fazer inscrição e não é cobrada nenhuma taxa.
O evento será dividido em dois módulos. No primeiro momento, será apresentado dados do censo escolar referente às matrículas na rede comum de ensino de alunos com deficiência. Em seguida, haverá apresentação e discussão, por seguimento, do processo de inclusão escolar em Formiga. No segundo momento, será promovido um seminário e uma mesa redonda a respeito dos temas tratados no primeiro encontro.
A ação é voltada para professores, especialistas da educação, família de alunos com deficiência intelectual e múltiplas inseridos na educação comum, alunos com deficiência intelectual e múltipla e representantes da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepecionais) de Formiga.
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, Pedagogia e Letras e demais interessados da comunidade estão convidados a participar do seminário e da mesa redonda, que acontecerão a partir das 19 horas do dia 27 de abril, no Salão Nobre do UNIFOR-MG “Eunézimo Lima”.
Para participar do evento, não é preciso fazer inscrição e não é cobrada nenhuma taxa.
Contexto
A Constituição Brasileira determina a obrigatoriedade da educação básica para todos, o que tem sido um desafio para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como para outras deficiências, em graus de complexidade diferente.
Porém, os envolvidos diretos na questão costumam apontar, sistematicamente, que não percebem evolução acadêmica das pessoas com deficiência intelectual que fazem parte do sistema público de ensino, relatando que, às vezes, esses alunos são submetidos a situações vexatórias, as quais desestimulam sua vida escolar. Assim, não é raro que as famílias procurem as escolas especiais, pedindo para que os estudantes voltem, pois os mesmos não se sentem incluídos no sistema comum de ensino.
Os outros deficientes (físicos, auditivos e visuais) não passam por tais dificuldades, já que suas necessidades são mais concretas, exigindo mudanças como remoção de barreiras, comunicação adequada ou recursos didáticos capazes de surprir, com facilidade, as suas necessidades, facilitando seu rendimento escolar.
Dessa forma, a proposta de avaliação enfatizada pelo seminário justifica-se visando discutir e analisar, através da participação de professores, especialistas da educação, pessoas com deficiência e familiares que estejam envolvidos nesta experiência, os avanços e dificuldades encontradas no sistema comum de ensino, bem como discutir o papel das escolas especiais neste contexto.
Realização
O evento, de iniciativa da Federação Nacional das APAES (Fenapaes), terá a organização das atividades desenvolvidas pelos coordenadores Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho (Educação Física – Licenciatura), Profa. Ms. Maria Francisca de Souza Lopes (Pedagogia) e pela equipe de trabalho da APAE de Formiga.
“Toda inclusão depende, principalmente, do olhar de cada um.”