
Professora do UNIFOR-MG apresentará trabalho em congresso nacional
quinta-feira, 19 de agosto de 2010.
A coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas e Química do UNIFOR-MG, Profa. Ms. Lília Rosário Ribeiro, apresentará um trabalho no 56o Congresso Brasileiro de Genética, entre os dias 14 e 17 de setembro, em Guarujá/SP.
O trabalho da Profa. Ms. Lília é sobre “O número cormossômico de Annona crassiflora Mart.”. A pesquisa faz parte do seu projeto de doutorado. “Esta pesquisa é inédita, este é o primeiro relato sobre a citogenética dessa espécie, explicou.
De acordo com a professora, o evento é organizado anualmente pela SBG (Sociedade Brasileira de Genética) e terá como tema: Revisitando o conceito de gene: um novo olhar na base da genética.
“O Bioma do Cerrado vem sendo destruído pela ação antrópica e, muitas de suas espécies vegetais estão desaparecendo sem que nenhum tipo de estudo seja realizado acerca de suas características biológicas, organolépticas e medicinais. O araticum (Annona crassiflora Mart.) é uma espécie endêmica desse bioma e corre risco de extinção, tanto pela dificuldade natural de propagação da espécie, quanto pela sua utilização por parte do homem, que ocorre de maneira extrativista e descontrolada. A citogenética fornece informações importantes acerca da origem e evolução de uma espécie, e a determinação do número cromossômico é o primeiro passo para que estudos posteriores sejam realizados”.
{mosimage}