
UNIFOR-MG realizará III Blitz Ambiental
sexta-feira, 11 de junho de 2010.
O evento acontecerá a partir das 8h30, nos seguintes pontos da cidade: semáforo em frente ao Banco do Brasil; semáforo do cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Rua Abílio Machado; semáforo da Ponte do Bairro Engenho de Serra; e Terminal Rodoviário.
Durante a III Blitz Ambiental, serão distribuídas, gratuitamente, mudas de espécies nativas e os estudantes irão atuar como orientadores das formas que a população pode contribuir para a melhoria do meio ambiente e a preservação de recursos naturais, sem provocar alterações significativas nos seus padrões de consumo.
Ação ambiental
De acordo com o Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, coordenador do curso de Engenharia Ambiental, existem dois critérios que determinam o índice de área verde em cidades: o primeiro é o número de árvores por habitante e o segundo, o número de árvores por hectare urbano. De acordo com esse segundo critério, a ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda 38,90 árvores/ha. Apesar de Formiga ser uma cidade bem arborizada, poucas espécies nativas estão plantadas no perímetro urbano. Assim, a distribuição de mudas consiste numa importante ação ambiental desenvolvida pelo UNIFOR-MG.
Em relação à coleta seletiva, estima-se que o Brasil gere, por dia, uma média de 150 mil toneladas de lixo urbano e menos de 15% deste total é destinado à reciclagem. Estudos efetuados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a maioria do lixo coletado no país tem como destino final os despejos a céu aberto ou são lançados diretamente no solo e na água. Estas são práticas condenáveis do ponto de vista sanitário pelos vários problemas que causam ao meio ambiente e à saúde das populações.