
VOCÊ LEU A REVISTA CONEXÃO CIÊNCIA?
terça-feira, 27 de junho de 2023.
O Centro Universitário de Formiga disponibilizou nas últimas semanas o primeiro número deste ano da Revista Conexão Ciência Online (acesse) . A edição possui diversos materiais produzidos por professores, alunos, pesquisadores e autores correspondentes. A seção “Entrevista” preparada por Douglas Lopes Borges e Lorrainy Caroliny Campos foi com o Dr. Hugo Valdivia. O convidado é chefe da Unidade de Epidemiologia do Departamento de Parasitologia da Unidade de Pesquisa Médica Naval dos EUA (NAMRU-6) em Lima, Peru. Lidera as atividades de vigilância da Malária, Leishmaniose e Chagas no Peru, Colômbia, Brasil e Honduras.
Já o artigo “Aspectos clínicos e epidemiológicos dos acidentes por serpentes peçonhentas notificados no estado de Minas Gerais e sua prevalência no período de 2015 a 2020” teve a atuação da Ivani Pose Martins, José Carlos Leal, Lívia Maria Lopes Pereira, Marcelo Lopes Cardoso e Thais Ligia Santos. Enquanto que a “Avaliação do nível de coordenação motora em escolares do 4° e 5° anos do ensino fundamental e da rede municipal de ensino” resultou da dedicação da Fernanda Maria do Couto, José Carlos Leal, Geraldo Henrique Matias Cordeiro, Jorge Edson Santos Silva, Daniela Paula do Couto, Túlio César Vieira e Igor Tales Oliveira Melo.
Outro tema que está em alta é o cigarro eletrônico. Com o título “Cigarro eletrônico: percepção do conhecimento de universitários e fatores associados”, o texto foi desenvolvido por Cecília Costa Brito, Ana Júlia Americano Zuba, Isabela Mendes Porto, Karen Gonçalves Pinto, Lavínia Alves de Oliveira Antunes, Maria Gabriela Gongaza Gomes e Josiane Santos Brant Rocha.
Pertinente ao ensino, consta “Custo de pacientes cardiológicos na unidade de terapia intensiva de um hospital universitário: Uma Reflexão Sobre a Solicitação de Exames”, redigido por Marco Túlio Saldanha Victor Alves, Mariana Rabello Andrade Silva, Aline Heleno Guimarães Souza, Amanda Aparecida Oliveira Leopoldino, José Felippe Pinho da Silva.
Ainda sobre saúde, o artigo “Impacto da hidroterapia no desenvolvimento neropsicomotor de crianças com atraso” contou com a contribuição de Ana Paula Nassif Tondato da Trindade, Pollianna Maria Marques, Debora Riêra Dias Tavares, Laura Borges Vieira da Costa Baião Lemos. Por fim, Juliana Costa Khouri fez a revisão de literatura: “O filósofo e a cidade segundo o pensamento platônico”.
Qualidade
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (QUALIS/CAPES) atribuiu à Conexão Ciência o conceito B1. O periódico trimestral, com proposta interdisciplinar e multidisciplinar, visa socializar e disseminar estudos científicos de instituições e centros de pesquisa do Brasil e do exterior. O primeiro exemplar surgiu em 2003 e, até 2010, teve periodicidade anual. Em 2009, com a implantação do sistema Open Journal System (OJS), tornou-se também on-line. A partir de 2011, as edições passaram a ser semestrais. Ao final de 2015, a versão impressa foi extinta.
Submissão
São aceitos trabalhos de todas as áreas do conhecimento e de qualquer indivíduo ou instituição. Para isso, é necessário um cadastro prévio (link). Em sequência, os autores devem enviar o manuscrito e os demais documentos (página de título, declaração de conflitos de interesse e transferência de direitos autorais) para apreciação dos editores e revisores da Revista (link).
O Editor-chefe Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco confere a documentação e, caso seja aprovada, é direcionada ao Editor de Seção, que nomeará no mínimo dois revisores voluntários para uma leitura crítica (profissionais com notório saber na área do artigo e sem vínculo com a Revista). O processo é conduzido de forma cegada e por pares. Depois dessa etapa, retorna aos autores com o parecer de aprovado, reprovado ou com pendências. Antes de publicado, passa pela revisão de português e edição de layout. Não há taxas de submissão ou de publicação.