icone buscar
3ª Cãominhada é promovida com a parceria do UNIFOR-MG

3ª Cãominhada é promovida com a parceria do UNIFOR-MG

terça-feira, 06 de agosto de 2013.
3ª Cãominhada é promovida com a parceria do UNIFOR-MG

 
A 3ª Cãominhada foi realizada no último domingo, 4 de agosto, pela clínica veterinária e petshop Espaço Animal, com o apoio de alguns parceiros, entre eles o UNIFOR-MG. Cerca de 300 participantes da Cãominhada saíram da Rua Doutor Henrique Braga em direção à Praça da Matriz São Vicente Férrer, passando pelas principais ruas do centro de Formiga. Na praça, quem ainda não havia vacinado o animal de estimação contra a raiva aproveitou a oportunidade em um dos stands do UNIFOR-MG.

A 3ª Cãominhada foi realizada no último domingo, 4 de agosto, pela clínica veterinária e petshop Espaço Animal, com o apoio de alguns parceiros, entre eles o UNIFOR-MG.
Por volta das 9:00 horas, teve início a concentração dos cães e donos dos animais frente ao petshop que há 3 anos promove o evento. Havia animais de vários tamanhos, cores e raças. Alguns foram até caracterizados, com fantasias conhecidas e outras bem originais.
A empresária Luciene Barbosa, organizadora do evento, ressaltou a parceria do Centro Universitário. “É uma oportunidade muito boa, um encontro dos cães para sensibilizar a todo mundo, além de ser um dia de divertimento. O curso de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG sempre esteve presente com a gente, com o apoio do Prof. Ms. Dênio Garcia Oliveira. A participação dos alunos já faz parte do evento. É muito importante essa parceria”.
Cerca de 300 participantes da Cãominhada saíram da Rua Doutor Henrique Braga em direção à Praça da Matriz São Vicente Férrer, passando pelas principais ruas do centro de Formiga. Na praça, quem ainda não havia vacinado o animal de estimação contra a raiva aproveitou a oportunidade em um dos stands do UNIFOR-MG.
Além do auxílio na campanha de vacinação anti-rábica, os estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário colocaram à disposição da comunidade cães que estão no canil da Instituição Universitário para serem adotados, em parceria com a APAF (Associação Protetora dos Animais de Formiga).
“A parceria do UNIFOR-MG é muito importante no evento, porque os alunos colocam em prática o que eles aprendem em sala de aula. Eles ajudaram na feira de adoção, na vacinação anti-rábica e a Instituição forneceu as tendas para os parceiros do evento. O canil do Centro Universitário está com um excedente, então, foram levados cinco animais com possibilidade de adoção. Esses animais chegaram ao canil vítimas de maus tratos ou deixados em caixas de sapato na porta do UNIFOR-MG. Eles foram medicados, foram recuperados e prontos para serem reinseridos na sociedade”, comentou o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Ms. Dênio Garcia Oliveira.
Ainda segundo o coordenador, dois egressos de Medicina Veterinária trabalham no petshop que organizou a Cãominhada.
A aluna Nathália Rodrigues, do 10º período do curso, falou sobre a satisfação em fazer parte do evento. “A participação dos alunos do curso de Medicina Veterinária é muito importante, porque tem a vacinação anti-rábica, a parceria com o UNIFOR-MG para a feira de adoção junto com o Codevida (Centro de Defesa à Vida Animal) para, juntos, tentarmos diminuir o número de cães nas ruas de Formiga. A Prefeitura disponibilizou 100 doses e todas elas foram aplicadas. Esse tipo de evento é uma grande oportunidade, porque a Medicina Veterinária está crescendo a cada dia e temos que ajudar a cada dia mais, porque a saúde animal é saúde pública”, enfatizou a acadêmica.
 
Para a presidente da APAF, Carolina Cunha dos Reis, o trabalho realizado pelo UNIFOR-MG, por meio dos estudantes e professores do curso de Medicina Veterinária, é fundamental na guarda e tratamento de animais abandonados. “É um trabalho muito importante, porque Formiga tem uma população canina muito grande. Então, a gente precisa de gente para ajudar os animais, para encaminhá-los, para tratá-los e mostrar como é importante a posse responsável, porque, em Formiga, nós temos muitos casos de abandono”.
Durante o evento, uma empresa especializada em adestramento de cães realizou uma demonstração do Agility que é baseado em provas hípicas e consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. O Agility, como esporte, além de deixar o dono do animal em forma, juntamente com o fiel companheiro, ajuda a fazer novos amigos e age como uma terapia anti-stress. Atividades que poderão ser realizadas pelos profissionais formados no curso de Medicina Veterinária.
Outras atividades foram realizadas, como desfile dos cães, com premiação, sorteio de brindes, venda de filhotes e de produtos para cães. O valor arrecadado com a taxa de inscrição será revertido para a castração de animais de rua. 
 
{mosimage}
 
{mosimage}
 
{mosimage}
 
{mosimage}
 
{mosimage}
 
{mosimage} 

fique por dentro

PROJETO “PSICOLOGIA EM CENA” PROMOVE DEBATE ATRAVÉS DA SÉRIE “ADOLESCÊNCIA”
23 de maio de 2025

PROJETO “PSICOLOGIA EM CENA” PROMOVE DEBATE ATRAVÉS DA SÉRIE “ADOLESCÊNCIA”

ALUNOS DE PSICOLOGIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR COM O TEMA “A PSICOLOGIA: UM OLHAR VOLTADO PARA AS MULHERES”
22 de maio de 2025

ALUNOS DE PSICOLOGIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR COM O TEMA “A PSICOLOGIA: UM OLHAR VOLTADO PARA AS MULHERES”

ENGEMILLE ENGENHARIA OFERECE VAGA DE ESTÁGIO PARA ENGENHARIA CIVIL
22 de maio de 2025

ENGEMILLE ENGENHARIA OFERECE VAGA DE ESTÁGIO PARA ENGENHARIA CIVIL

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.