24 de março – Dia do Arquiteto e Urbanista

segunda-feira, 30 de março de 2009.
24 de março – Dia do Arquiteto e Urbanista

No dia 24 de março foi comemorado o dia internacional do Arquiteto e Urbanista, um dos colaboradores diretos da cultura mundial.

Desde que o homem aprendeu a técnica de trabalhar a pedra – no período neolítico – e construiu os primeiros abrigos, foram milhares de anos. A palavra arquiteto vem do grego "architékton", que etimologicamente significa "chefe operário ou mestre da edificação", numa alusão quando o arquiteto era apenas o comandante da obra. A partir de então a arquitetura acompanhou a evolução da humanidade, de acordo com a condição social, política e econômica de cada época e povo.

Por outro lado, a Arquitetura e Urbanismo pode ser conceituada como a arte de criar espaços organizados e animados por meio do agenciamento urbano e da edificação para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. Com a evolução da sociedade, a arquitetura também foi se moldando às novas épocas e tendências. Hoje o arquiteto divide parte de sua atribuição original com o engenheiro, cabendo a cada um, por conta de códigos e regulamentos, atribuições específicas.

A partir da revolução industrial o progresso da arquitetura deu um salto exigindo do profissional arquiteto, sólidos conhecimentos que precisam ser renovados e ampliados constantemente. Hoje, para o exercício da profissão – regulamentada pela Lei nº 5.194/66 – é necessário ter graduação em curso regular de Arquitetura e Urbanismo, com duração de cinco anos.

O arquiteto é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto também envolve desenhos do espaço habitado, como o urbanismo, paisagismo, e diversas formas de design. Alguns arquitetos também trabalham prestando serviços de consultoria e assessoramento. É preocupação do arquiteto levar em conta a disposição dos objetos dentro da construção, assim como a ventilação e a iluminação. Em relação a ambientes externos, ele pode planejar e organizar o crescimento de cidades e bairros. De acordo com informações do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), os responsáveis pelo planejamento e organização do espaço interno e externo somam 78 mil profissionais no Brasil. É um número extremamente baixo, considerando as dimensões, as necessidades e o potencial de mercado que ressurge agora no século XXI.

O UNIFOR-MG, em sintonia com as novas tendências mundiais, concebeu o curso dentro de uma esfera inovadora, retratando com muita propriedade a "nova Arquitetura e Urbanismo": Foi elaborado um projeto pedagógico para o curso de Arquitetura e Urbanismo que se pauta em conceitos ecológicos, sustentáveis e de baixo impacto ambiental. Os profissionais formados no Centro Universitário de Formiga serão capazes de unir a estética à racionalidade, reafirmando o homem como integrante dos ciclos naturais da biosfera, criando ou mantendo o bem-estar na sociedade pela conjunção da satisfação dos aspectos sociais, culturais e econômicos. A Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG desenvolverá em seus alunos a capacidade de eliminar os intervalos entre as edificações e os indivíduos, pois considera que ser humano não apenas habita um espaço, mas interage com ele, influencia e é influenciado num ciclo contínuo.

Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira

Coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental,

Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO