icone buscar
5 erros que você deve evitar para não ter nota baixa na redação

5 erros que você deve evitar para não ter nota baixa na redação

segunda-feira, 01 de agosto de 2016.
5 erros que você deve evitar para não ter nota baixa na redação

escrevendo redacao

A redação é uma das partes mais importantes do Vestibular. Por isso, é importante ficar atento e se preparar para produzir um bom texto. Confira algumas dicas:

Tome cuidado com radicalismos. A banca quer que a defesa do ponto de vista ocorra com argumentos e posições claras, racionais e, principalmente, respeitosas. Por isso, evite usar expressão extremista, mesmo que sejam termos como “nunca”, “sempre”, “jamais”.

– Evite utilizar clichês, provérbios e citações sem critério. Você pode acabar errando o autor da expressão (o que pega muito mal), ou até mesmo usá-la fora de contexto, o que pode direcionar a sua redação para um lado que você não quer.

– Rebuscar demais as palavras também não é uma boa ideia. Seu texto pode ficar sem fluência e clareza, dificultando a compreensão do corretor. Lembre-se: linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada.

– O uso da linguagem oral também deve ser bem pensado. Expressões coloquiais e gírias, como “irado”, não são adequadas a um texto que exige a norma culta da língua.

– Erros de gramática: esse nem precisa explicar, não é? Deslizes graves de regras do português podem descontar muitos pontos da sua redação. Se houver dúvida na hora de usar algum termo, procure trocá-lo por outra palavra mais segura, para não arriscar. 

O que pode zerar a sua redação
Fugir do tema;
Fugir do tipo de texto solicitado;
Texto com até 7 linhas;
Impropérios, desenhos e deboches;
Desrespeito aos direitos humanos (racismo, xenofobia e homofobia);
Folha de redação em branco.

 

Fonte: Guia do Estudante / www.guiadoestudante.abril.com.br

fique por dentro

UNIFOR-MG PARTICIPA DE AÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM ITAPECERICA
10 de março de 2026

UNIFOR-MG PARTICIPA DE AÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM ITAPECERICA

UNIFOR-MG PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE NA CORRIDA INTERNACIONAL DA MULHER EM FORMIGA
9 de março de 2026

UNIFOR-MG PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE NA CORRIDA INTERNACIONAL DA MULHER EM FORMIGA

ALUNOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL
9 de março de 2026

ALUNOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL

Acessar o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.