UNIFOR-MG PROMOVE VESTIBULAR 2025 EM ESCOLAS DE FORMIGA E REGIÃO
sexta-feira, 22 de novembro de 2024.Durante o mês de novembro, a equipe do Centro Universitário de Formiga esteve presente em diversas escolas de Formiga e região para promover o Vestibular 2025.
As escolas visitadas foram: Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente) de Formiga, Escola Estadual Abílio Neves (SEDE) de Campo Belo, Escola Estadual Padre Herculano Paz (SEDE) de Itapecerica, Escola Estadual Jalcira Santos Valadão de Formiga, Instituto Perfil de Educação (SEDE) em Piumhi e Escola Estadual João Batista de Carvalho (SEDE) de Bambuí. Além destas, outras escolas de cidades próximas também compareceram para participar das ações.
Por meio dessas visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre a instituição. Coordenadores e alunos dos cursos marcaram presença nos estandes, apresentando informações e esclarecendo dúvidas sobre as formações oferecidas, além de promoverem atividades interativas para engajar o público.
Participaram dos encontros alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Gestão da Produção Industrial, Design Gráfico, Biomedicina, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia.
Os estudantes demonstraram grande interesse pelas atividades, visitando todos os estandes e aproveitando a oportunidade para realizar a inscrição no Vestibular 2024.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Ma. Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, falou sobre a organização do evento e a participação ativa das alunas do curso desde a preparação até o contato com o público.
“Hoje nós organizamos um evento para promover o UNIFOR na escola. Os coordenadores de curso se reuniram e fizeram contato com a direção das escolas para permitir que nós viéssemos aqui apresentar os cursos do UNIFOR-MG. O aluno muitas vezes tem dúvida de qual carreira ele quer seguir, então colocando ele em um estande e falando sobre o mercado de trabalho ele consegue ficar mais seguro em relação ao curso de escolha.”, disse.
Diretores e diretoras das escolas elogiaram a iniciativa, ressaltando que ela contribuiu para aproximar os alunos de uma Instituição de Ensino Superior e ajudá-los a encontrar um direcionamento profissional. O contato com professores e alunos do UNIFOR-MG proporcionou uma interação enriquecedora para os estudantes do Ensino Médio, que por meio das ambientações puderam se aproximar do universo do Ensino Superior.
“Os adolescentes são indecisos, então esse contato é muito importante não só para esses alunos daqui, mas também para os alunos que tem em outras escolas, para eles poderem ver realmente como é o curso, qual é a perspectiva desse curso na vida deles, se é isso mesmo que eles querem. Eu acho que toda parceria, tudo que envolve a educação é muito válido”, ressaltou a Diretora Claudia Paim, do Instituto Perfil de Educação (SEDE) em Piumhi.
O aluno Arthur Mourão, do Instituto Perfil Pitágoras de Educação do município de Piumhi, prestigiou as informações apresentadas pelos cursos e demonstrou satisfação pela contribuição na escolha profissional.
“É muito satisfatório a gente já ter contato com a vida que a gente vai ter lá na frente, que é a vida universitária. Entender um pouco como funciona e facilitar para a gente nas nossas escolhas e também conversar com o pessoal que já passou e passa pelas experiências que a gente pensa em passar no futuro. Então eu acho que é muito esclarecedor e interessante também a gente descobrir o que a gente gostaria de fazer”, ele comentou.
Já a aluna Hellen Sousa, da Escola Estadual Abílio Neves do município de Campo Belo, garantiu sua inscrição no vestibular e contou que seu interesse pela área de Enfermagem a levou a iniciar um curso técnico na área. Para dar continuidade à carreira, ela optou pelo curso de Enfermagem do UNIFOR-MG, destacando a infraestrutura e o corpo docente da instituição, que teve a chance de conhecer durante a Mostra de Profissões.
“Eu achei uma experiência diferente porque eu tinha uma ampla visão de todas as profissões e uma coisa que me chamou muita atenção foi o acolhimento e as pessoas trazerem um pouquinho do conhecimento que elas têm para abrir nossa visão da área profissional. Eu tenho uma paixão muito grande pela área da saúde e eu fui muito bem acolhida e o meu sonho é ser enfermeira”, afirmou.