UNIFOR-MG É RETRATADO NO LIVRO “TODA HISTÓRIA TEM ENDEREÇO: FORMIGA”

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022.
UNIFOR-MG É RETRATADO NO LIVRO “TODA HISTÓRIA TEM ENDEREÇO: FORMIGA”

O livro “Toda História Tem Endereço: Formiga” foi lançado na quarta-feira, 23 de fevereiro. A obra é de autoria de Gustavo Nolasco e João Gabriel, com introdução de Conrado Moreira e fotos de Marcus Desimoni. A produção é fruto de uma parceria da Bushido Produções com a Nitro Histórias Visuais. Os exemplares serão distribuídos nas escolas e equipamentos culturais do município, como forma de democratização do acesso ao projeto. Ele foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio das empresas Prodoeste, Arapé e Com Energia, integrantes do grupo Amep.

A obra também está à venda neste link e nesta página. Ela retrata as principais histórias de personagens e lugares formiguenses, entre eles, o UNIFOR-MG. “A Luta pelo Ensino Superior” pode ser conferida da página 124 a 133. O texto traz a criação da Fundação Educacional de Formiga-MG (FUOM), mantenedora do UNIFOR-MG e do Colégio UNIFOR. Ele conta com várias fotos da Instituição e, na página 130, informa que “o UNIFOR-MG tem reputação consolidada como uma das melhores instituições de ensino superior da região”. Na página 133, tem uma foto do Reitor Prof. Dr. Marco Leão, que dedicou as duas últimas décadas à condução das atividades do Centro Universitário de Formiga.

“Composto de oito prédios, com mais de 50 laboratórios, além de Núcleo de Práticas Jurídicas, Clínicas Veterinária e de Saúde, o Centro Universitário de Formiga é referência para estudantes de toda a região. Conta também com diferentes estruturas, como um clube para alunos e funcionários, praça de alimentação, entre outros serviços. O UNIFOR-MG abriga mais de 20 graduações diferentes: tudo isso nascido da luta do povo formiguense”. (pág. 133)

Lançamento

O lançamento ocorreu no Centro Cultural Claudinê Silvio dos Santos – Casa do Engenheiro, sede da Secretaria Municipal de Cultura, com a presença da Vice-prefeita Adriana Prado, representando o Prefeito Eugênio Vilela, do Chefe de Gabinete Marden Lima, do Secretário de Cultura Alex Arouca, do Secretário Adjunto de Educação e Esportes Luiz Henrique Soares, do Sr. Arlindo de Melo Filho representando o grupo empresarial patrocinador do livro e de representantes de alguns dos personagens da obra.

Também no dia 23/02, no período da manhã, a E. M. Célia de Melo Eufrásio foi palco da palestra “Uma cidade, um livro: aprendendo a contar histórias”, promovida pelos responsáveis pela produção do livro. O evento foi uma contrapartida social obrigatória do projeto e teve recursos de audiodescrição e tradução em Libras, feita por profissionais formiguenses, da Associação dos Surdos de Formiga.

“TODA HISTÓRIA TEM ENDEREÇO: FORMIGA”

Na contracapa: “Reconhecida por suas riquezas e tradições, Formiga é um dos mais prósperos municípios do Centro-Oeste Mineiro. O livro Formiga – Toda história Tem Endereço conta a trajetória da cidade por meio de seus cenários e personagens, em um diálogo constante entre memória, patrimônio e identidade cultural. Do Cristo Redentor à Estação ferroviária, do Country Clube ao UNIFOR-MG, passando pelo Colégio Santa Teresinha, Emart, Praça Getúlio Vargas e Matriz São Vicente Férrer, entre outros, o leitor fará uma viagem à Princesa d’Oeste e suas histórias”.

Na pág. 167, “Agradecimentos – Aos personagens retratados neste livro e às pessoas que compartilharam histórias conosco: Antônio Olímpio Nogueira; Maria Conceição da Silva (Dona Lia) e Wanderlane Silva; Marcos Misael Alves Júnior, Marcelo Misael de Alves e Maria Helena Alves; Eliana Márcia Avelar Rodrigues, Riziane Aparecida Fonseca, Irmã Elza Teresinha F. Rodrigues e Irmã Helena Maria de Ázara; Jorge Zaidam; Estácio Vieira (in memorian), Gilson Vieira e Gleison Vieira; Prof. Marco Leão, Gustavo Gondim e Leonardo Borges Acurcio; Ronilson Carlos Paiva (Tia Rona); D. Geralda Cândida dos Santos (in memorian), Maria Fátima Santos Silva, Inês Maria de Souza e Claudinê Sílvio dos Santos (in memorian); Jaime Antônio da Cunha. Ao Secretário de Cultura de Formiga, Alex Arouca, ao servidor da Secretaria, Geraldo Teixeira, e ao Elton da Costa, do Museu Histórico Municipal, nosso muito obrigado pela acolhida e pelo auxílio na pesquisa. Ao Giovane Átila pelo apoio e incentivo.”

Com informações de www.formiga.mg.gov.br e Bushido Produções.

O livro foi lançado na quarta-feira, 23 de fevereiro, no Centro Cultural Claudinê Silvio dos Santos – Casa do Engenheiro, sede da Secretaria Municipal de Cultura. A obra é de autoria de Gustavo Nolasco e João Gabriel, com introdução de Conrado Moreira e fotos de Marcus Desimoni. A produção é fruto de uma parceria da Bushido Produções com a Nitro Histórias Visuais.

Foto: www.formiga.mg.gov.br

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO