icone buscar
TRILHA DO AGRO APRESENTA COLHEITA MECANIZADA DE GRÃOS

TRILHA DO AGRO APRESENTA COLHEITA MECANIZADA DE GRÃOS

quinta-feira, 02 de junho de 2022.
TRILHA DO AGRO APRESENTA COLHEITA MECANIZADA DE GRÃOS

O último Módulo da Trilha do Agro Colheita Mecanizada de Grãos ocorreu no sábado, 28/05. Os trabalhos dessa fase contaram com o apoio da empresa Minas Verde John Deere e do Projeto Informa Agro, promovido pelo Centro de Produção de Eventos para Engenharia Agronômica – CPEEA do UNIFOR-MG. As ações atingiram adesão máxima, com a participação de vinte produtores rurais de várias cidades, como Arcos, Pimenta e Formiga.

O Engenheiro Agrícola Wanielle Carvalho (instrutor oficial qualificado pela John Deere University) e o Engenheiro Agrônomo Willian Souza ministraram os seguintes conteúdos: Sistemas de uma Colheitadeira de Grãos, Importância de Regulagens Corretas no Maquinário, Demonstração do Painel de Ferramentas e Funcionamento do Centro de Operações da John Deere.

A Trilha do Agro contou com quatro etapas, com início no dia 2 de abril. O projeto proposto pela coordenação do curso de Engenharia Agronômica foi conduzido pela Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro, responsável pela disciplina Extensão III. Ele teve como intuito desenvolver conhecimentos relativos à cadeia produtiva.

Foram ensinados: Preparo e Fertilização do Solo (Trilha do Agro I – Gecal e Agrolab), Escolha das Melhores Sementes para Realização dos Plantios (Trilha do Agro II – Vigor Agroanálises), Eficiência na Aplicação de Produtos no Campo (Trilha do Agro III – Grão de Ouro) e Tecnologia de Colheita (Trilha do Agro IV – Minas Verde John Deer).

A coordenadora da graduação Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro falou que a parceria com empresas e a abertura para o público externo, principalmente produtores rurais, proporcionaram a difusão de tecnologia, networking, identificação de demandas reprimidas, atualização tecnológica e oportunidades profissionais para os discentes. “O evento abriu portas para promovermos a extensão e ampliarmos a atuação dos nossos alunos além dos muros institucionais”.

Segundo a entrevistada, o vínculo com os produtores será fortalecido com novas atividades, que supram as necessidades desse público. Ela disse que, no próximo semestre, haverá o Circuito do Agronegócio, com assuntos da Engenharia Agronômica e da Medicina Veterinária.

Parceiros da Trilha

O CPEEA une as empresas, o meio acadêmico, a comunidade e os produtores rurais da região de Formiga. Ele gera conhecimentos e explora novas áreas. Divulga os aprendizados, princípios e valores das organizações parceiras. A equipe é formada por estudantes do 3º e 5º períodos. São eles: Larissa Ayla Silva Teixeira, Marina de Morais Gonçalves, Cristian Mendonça Rodrigues, Carlos Henrique Cruvinel e Alexandre Junior Rodrigues Costa.

Já o Informa Agro é constituído por Isadora Carvalho Simões e Luciana Rezende de Assis (5º período). Ele visa divulgar projetos e eventos direcionados ao curso de Engenharia Agronômica e criar conteúdos semanais para o Instagram, relacionados ao agronegócio, para interagir e ambientar os seguidores sobre o “Mundo Agro do UNIFOR-MG”.

Clique na imagem para ampliar

 

fique por dentro

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

PUBLICADO ADITIVO AO EDITAL PARA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET
23 de abril de 2024

PUBLICADO ADITIVO AO EDITAL PARA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET

Pular para o conteúdo