Professores do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG participam de capacitação sobre a CIF

sexta-feira, 28 de agosto de 2015.

Os supervisores de estágio do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG, Profa. Ma. Ywia Danieli Valadares, Profa. Mônica Campos Pedrosa, Prof. Me. Wellerson Costa Faria e Prof. Diequison Rite da Cunha, juntamente com o coordenador do curso, Prof. Me. André Carvalho Costa, participaram do Curso de Capacitação Profissional para o uso da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde), em Belo Horizonte, no dia 1º de agosto.

O curso foi promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4) e contou com a participação de inúmeros profissionais de Minas Gerais. O encontro foi ministrado pelos fisioterapeutas e membros da Comissão de Saúde Funcional da autarquia, Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco (professor do UNIFOR-MG), Profa. Dra. Janaine Cunha Polese e Profa. Dra. Raquel de Carvalho Lana Campelo. Também participou do curso o presidente do CREFITO-4, Prof. Dr. Anderson Luís Coelho.

Durante a capacitação, foram abordados os seguintes assuntos: apresentação dos membros e objetivos da Comissão de Saúde Funcional do CREFITO-4; divulgação da pesquisa relacionada ao conhecimento dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do estado de MG; apresentação do aplicativo Crefito Mobile; histórico da CIF; introdução ao uso da CIF; objetivos da CIF; componentes da CIF; modelo biopsicossocial; sistema de codificação da CIF; qualificadores da CIF; apresentação do artigo publicado pela comissão relacionado à opinião dos profissionais sobre o uso da CIF; discussão sobre artigos científicos relacionados ao uso da CIF na prática clínica; pontos negativos da CIF; resolução de casos clínicos sob a perspectiva da CIF e aplicação de um questionário para avaliar a eficácia do curso.

A CIF

Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia, a CIF é um instrumento criado pela Organização Mundial da Saúde capaz de codificar, por meio de um sistema alfanumérico, a situação de qualquer pessoa, independentemente do seu estado de saúde. “A linguagem da CIF é padronizada e universal. Por meio dela, é possível descrever a saúde e os aspectos relacionados à saúde de indivíduos e/ ou populações. Desse modo, pode funcionar como um esquema de codificação de informações que alimentem bancos de dados para serem utilizados por serviços de saúde, educação, políticas públicas, assistência social, previdência etc”, explicou.

Além disso, a CIF produz informações que possam contribuir para o processo de pensamento e tomada de decisão clínica de profissionais da saúde que atuam em qualquer parte do globo. Sendo assim, os supervisores poderão transmitir novos conhecimentos aos estagiários, adotando, nas diversas áreas de atuação da Fisioterapia, essa ferramenta atual e fundamental para a profissão.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM