I JORNADA ACADÊMICA UNIFOR / CONECTA FONOAUDIOLOGIA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA FONOAUDIOLOGIA NA SAÚDE
quarta-feira, 27 de novembro de 2024.O Centro Universitário de Formiga realizou, no dia 14 de novembro, a I Jornada Acadêmica – Unifor / Conecta Fonoaudiologia. A ocasião contou com a presença de profissionais da saúde e educação para discutir temas relevantes da área.
O evento teve início com a recepção no hall de entrada do Salão Nobre “Eunézimo Lima” e contou com a participação de alunos do curso de Fonoaudiologia, além de profissionais da saúde e educação de Formiga e municípios vizinhos.
A programação incluiu uma exposição de estandes, onde foram apresentados materiais e atividades desenvolvidas em sala de aula, seguidos por palestras no Salão Nobre, com convidados que abordaram tópicos relacionados ao mercado e à prática profissional.
A organização do evento foi realizada pela Profa. Débora Mariano de Andrade Taveira Bessas e pelos alunos do 2º período do curso. A professora destacou que o objetivo principal foi explorar as diversas áreas de atuação da Fonoaudiologia e ampliar o conhecimento da comunidade sobre a profissão.
“A proposta é levar conhecimento para toda a comunidade sobre o curso, sobre o que esse profissional faz, suas áreas de atuação e o mercado disponível. É uma forma de a gente trazer também os conteúdos que as alunas produziram durante as aulas para a comunidade ver o quão rico é o nosso curso”, afirmou a professora.
A primeira palestra foi conduzida pelo Dr. Gutemberg Antônio, administrador e gestor municipal de saúde em São Sebastião do Oeste-MG, com o tema “Fonoaudiologia em Expansão: Desafios e Oportunidades no Mercado de Trabalho”. Ele destacou a alta demanda por profissionais na região e a valorização crescente da área:
“No mercado há uma grande necessidade que falta a mão de obra na Fonoaudiologia. Há tempos que na região enfrenta um déficit desse profissional, então eu trago para eles como o mercado está aquecido pela alta demanda que tem na região”, explicou o gestor.
Em seguida, Dra. Karina Renata Gomes de Moura, fonoaudióloga especialista em atraso de fala e linguagem, apraxia da fala na infância, TEA, TDAH e Terapia ABA, abordou o tema “Comunicação e Saúde Vocal: Prevenção de Distúrbios no Ensino e no Trabalho”, trazendo exemplos de sua atuação em diferentes contextos.
“Eu vou falar sobre a atuação fonoaudiológica em escolas, educacional, vou abordar um pouco da clínica e também da fonoaudiologia ocupacional. Eu acho que vai agregar bastante. Elas vão se animar bastante com a Fonoaudiologia, que é uma profissão que hoje em dia está em alta, está sendo muito falada e muito reconhecida”, ressaltou Karina.
A professora Maria Lúcia Andrade, que assumirá o posto de secretária Municipal de Educação de Formiga na gestão 2025/2028, também esteve presente, reforçando a relevância do fonoaudiólogo na educação:
“Toda iniciativa dessas é importante, tanto para os alunos, quanto para a própria comunidade. O profissional fonoaudiólogo é um profissional cuja demanda está aumentando cada vez mais. Na área da educação ele é fundamental para apoiar a equipe de professores para que se consigam resultados melhores e para que a qualidade da educação se aprimore”, destacou a professora.
O evento proporcionou um espaço para os alunos apresentarem seus trabalhos, conectarem-se com a comunidade e adquirirem novos conhecimentos sobre a profissão. Foi uma oportunidade valiosa para promover a Fonoaudiologia, tanto no meio acadêmico quanto no mercado, inspirando futuros profissionais a ampliarem suas perspectivas e habilidades.