Engenharia Ambiental e Sanitária: Curso 3 vezes estrelado no Guia do Estudante, da Editora Abril

quinta-feira, 05 de outubro de 2017.

A Engenharia Ambiental e Sanitária é o segmento da engenharia voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro ambiental e sanitarista desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, o profissional formado pelo UNIFOR-MG destaca-se no mercado de trabalho por adquirir conhecimentos ligados à execução, à supervisão e à inspeção de projetos voltados para a preservação e para o controle ambiental, atuando como um agente da tecnologia, na transformação dos recursos naturais, respeitando a sustentabilidade e promovendo o desenvolvimento econômico do país.

O coordenador ressaltou que o Guia do Estudante, da Editora Abril, atribuiu, por três vezes, o Selo de Estrelas ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFOR-MG. Também explicou que o aluno formado na Instituição tem direito a se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e no Conselho Regional de Química (CRQ-MG). “São mais atribuições e, portanto, mais oportunidades de trabalho!”, apontou.

Quanto à infraestrutura do Centro Universitário de Formiga para esse curso, o Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira ressaltou que são 13 laboratórios, uma Fazenda Laboratório e uma Estação Meteorológica, onde os alunos podem aprender, na prática, os conceitos do dia a dia.

O coordenador afirmou que o egresso pode trabalhar em diferentes segmentos de mercado, tais como, controle e monitoramento da qualidade ambiental, gestão em tratamento de resíduos sólidos industriais e urbanos, uso e conservação do solo e da água e controle de poluição do ar, além de outros setores correlatos ao meio ambiente. Ele disse ainda que o engenheiro ambiental e sanitarista também pode atuar como perito e na emissão de laudos e auditorias para avaliação de riscos e impactos ambientais, decorrentes da instalação de projetos.

“Com o aumento das exigências das leis ambientais, o profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária destaca-se frente aos demais pela capacidade técnica, qualificação e atribuições exclusivas da profissão. Assim, ele tem diferentes possibilidades de atuar em empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, abrir a própria empresa ou, ainda, continuar estudando e cursar especialização, Mestrado e Doutorado”, considerou.

Duração: 5 anos (10 períodos)

Turno: Noturno

Vagas: 50

Reconhecimento: Portaria MEC/SERES 546 de 12/09/2014, publicada no DOU de 16/09/2014.

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG

COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA E MÉDICAS VETERINÁRIAS PARTICIPAM DA MISSÃO INTERNACIONAL DO QUEIJO MINAS ARTESANAL CANASTRA E SERRO EM SÃO ROQUE DE MINAS

UNIFOR-MG REALIZARÁ LANÇAMENTO DE LIVROS INFANTIS