EGRESSO DO CURSO DE DIREITO É APROVADO EM CONCURSO PARA JUIZ FEDERAL E RECEBE HOMENAGEM DO UNIFOR-MG - UNIFOR-MG
icone buscar
EGRESSO DO CURSO DE DIREITO É APROVADO EM CONCURSO PARA JUIZ FEDERAL E RECEBE HOMENAGEM DO UNIFOR-MG

EGRESSO DO CURSO DE DIREITO É APROVADO EM CONCURSO PARA JUIZ FEDERAL E RECEBE HOMENAGEM DO UNIFOR-MG

quarta-feira, 27 de novembro de 2024.
EGRESSO DO CURSO DE DIREITO É APROVADO EM CONCURSO PARA JUIZ FEDERAL E RECEBE HOMENAGEM DO UNIFOR-MG

O egresso do curso de Direito do UNIFOR-MG, Gabriel Vinícius Sousa da Silva, de 29 anos, foi aprovado em concurso público para assumir o cargo de Juiz Federal substituto no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A posse ocorrerá em 19 de dezembro de 2024, em Brasília.

Ele foi recebido no campus do Centro Universitário de Formiga pela equipe da Reitoria do UNIFOR-MG, juntamente do Presidente da FUOM, Prof. Me. André Hostalácio Freitas, da coordenadora do curso de Direito, Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes, e dos professores Prof. Me. Ricardo Augusto de Bessas e Prof. Me. Lucas Chaves Mascarenhas. 

Durante o encontro, o egresso compartilhou sua trajetória e seus planos para o futuro. Em seguida, recebeu um presente como homenagem da instituição por sua conquista, que representa a eficácia do ensino promovido na área do Direito pelo UNIFOR-MG.

Sobre a sua experiência no curso de Direito do UNIFOR-MG, Gabriel destacou o papel importante do corpo docente na sua formação. Ele comentou que, ao longo da sua preparação para provas, concursos e até mesmo para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), buscou apoio dos professores para melhorar seu desempenho.

“Eu sempre tive muito apoio dentro da faculdade e a própria metodologia de ensino, além da formação da grade curricular do UNIFOR-MG, facilitaram muito as minhas aprovações. A configuração do UNIFOR-MG permite que o aluno estude por fora também, então ter esse tempo a mais para poder estudar faz toda a diferença”, ressaltou.

Gabriel destacou que sempre sonhou em trabalhar na Magistratura Federal e enfatizou suas expectativas de prestar um bom serviço à sociedade.

Após vencer diversos desafios até a conquista do cargo dos sonhos, Gabriel deixou uma mensagem para os alunos do curso de Direito e para aqueles que desejam ingressar na Magistratura ou seguir o caminho dos concursos públicos:

“Tenha uma rotina, tenha um propósito, porque o poder da rotina e da resiliência, de todos os dias estudar pelo menos um pouco, faz muita diferença. Se você quer seguir na área de concursos públicos, faça da sua vida uma rotina para poder alcançar seus objetivos. Não faça planos tão a curto prazo que possam te afetar mentalmente. Para manter a serenidade é necessário esse estudo paulatino. É necessário ter resiliência, porque as reprovações fazem parte do processo”, enfatizou.

O UNIFOR-MG parabeniza Gabriel por essa conquista inspiradora, reafirmando seu compromisso em formar profissionais que transformam vidas e impactam a sociedade.

A trajetória é desafiadora, mas o destino recompensa

Atualmente residindo no bairro Ramiro Batista da Costa, Gabriel viveu grande parte de sua vida no bairro Lajinha, em Formiga-MG. Ele é filho da costureira Silvane Alves de Sousa e do motorista Geraldo Naziazeno Matias da Silva, tem um irmão e mantém uma união estável com Mariane Rocha Mendonça.

Durante sua trajetória escolar, Gabriel cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Célia de Melo Eufrásio e concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Rodolfo Almeida. Graduado em Direito pelo UNIFOR-MG e pós-graduado em Direito Público, ele atua como analista judiciário federal no TJDFT, localizado em Brasília, mas realiza suas atividades no modelo home office.

Aos 17 anos, Gabriel desejava ingressar no curso de Direito, porém à época não possuía condições para arcar com os custos. Desde então, seu foco foi se preparar para o concurso da Polícia Penal, em que foi aprovado e aos 19 anos tomou posse. Em seguida, já no ano de 2015, ingressou no curso de Direito do UNIFOR-MG.

Conforme relatou, no início da graduação enfrentou dificuldades de adaptação com os estudos, mas, após o 5º período, começou a se identificar com áreas do Direito que ajudaram a direcioná-lo para a Magistratura Federal.

“A partir do 5º período, eu sempre tive esse propósito muito forte que eu queria ser Juiz Federal e a escolha entre a Magistratura Estadual e a Federal foi por afinidade com as matérias”, afirmou.

Ele estudava de quatro a oito horas por dia para se preparar para as provas e destacou que o poder da constância foi essencial para o sucesso.

Dentro de dois anos, após iniciar seus estudos, Gabriel foi aprovado em mais dois concursos públicos antes mesmo de concluir o bacharelado: Analista do Ministério Público de São Paulo e Analista Judiciário Federal – Superior Tribunal de Justiça. Em 2019, foi convocado para assumir o cargo em São Paulo.

Em 2020, ele foi convocado para assumir o cargo de Analista Judiciário Federal do Superior Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Desde então, continuou estudando e se preparando para a Magistratura.

“Como muita gente sabe, o concurso da Magistratura demanda três anos de prática jurídica. Então, eu só comecei a prestar provas de fato para juiz, ao final de 2022. Foi quando eu comecei a fazer provas tanto para Magistratura Federal, quanto para Magistratura Estadual”, explicou.

Em 2023, ele avançou até a última fase de dois concursos da Magistratura, sendo um para o Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Espírito Santo e outro para Juiz Federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

fique por dentro

TERCEIRA CHAMADA PARA CALOUROS DOS CURSOS DE BIOMEDICINA E DIREITO
9 de dezembro de 2024

TERCEIRA CHAMADA PARA CALOUROS DOS CURSOS DE BIOMEDICINA E DIREITO

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL PARA O VESTIBULAR DE VERÃO
9 de dezembro de 2024

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL PARA O VESTIBULAR DE VERÃO

ALUNOS DE PSICOLOGIA APRESENTARÃO O DOCUMENTÁRIO “RAÍZES DO PATRIARCADO: MANIFESTAÇÕES E CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO”
9 de dezembro de 2024

ALUNOS DE PSICOLOGIA APRESENTARÃO O DOCUMENTÁRIO “RAÍZES DO PATRIARCADO: MANIFESTAÇÕES E CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO”

Pular para o conteúdo