Docentes do curso de Fisioterapia participam de capacitação

terça-feira, 17 de março de 2015.
Docentes do curso de Fisioterapia participam de capacitação

Com o objetivo de capacitar os docentes fisioterapeutas do UNIFOR-MG em relação ao uso da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) na prática clínica, foi realizada, no dia 26 de fevereiro, a atividade de extensão “CIF: da teoria à prática”.

A atividade ocorreu na sala do 1º período do curso de Fisioterapia e, na oportunidade, os professores foram orientados em relação ao escopo da CIF, objetivos e aplicações da CIF, sobre a estrutura do modelo Biopsicossocial proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), domínios da CIF, sistema de codificação e utilização dos qualificadores da CIF.

A capacitação foi ministrada pelo Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco, que leciona nos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física do UNIFOR-MG. Na oportunidade, o professor, que também é coordenador da Comissão de Saúde Funcional do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais (CREFITO-4), apresentou o aplicativo CREFITO MOBILE FISIO, criado pela autarquia para facilitar o uso da CIF. O download do aplicativo pode ser realizado gratuitamente, por qualquer pessoa, na Google Play.

De acordo com o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco, “a CIF é um instrumento criado pela Organização Mundial da Saúde capaz de codificar, por meio de um sistema alfanumérico, a situação de qualquer pessoa, independentemente do seu estado de saúde. A linguagem da CIF é padronizada e universal, por meio dela, é possível descrever a saúde e os aspectos relacionados à saúde de indivíduos e/ou populações. Desse modo, pode funcionar como um esquema de codificação de informações que alimentem bancos de dados para serem utilizados por serviços de saúde, educação, políticas públicas, assistência social, previdência etc. Além, é claro, de produzir informações que possam contribuir para o processo de pensamento e tomada de decisão clínica de profissionais da saúde que atuam em qualquer parte do globo”.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM