CURSO DE PEDAGOGIA PROMOVE SEMINÁRIO DE LIBRAS - Unifor MG
CURSO DE PEDAGOGIA PROMOVE SEMINÁRIO DE LIBRAS

quarta-feira, 05 de outubro de 2022.
CURSO DE PEDAGOGIA PROMOVE SEMINÁRIO DE LIBRAS

O Curso de Pedagogia promoveuno dia 22 de setembro, o Seminário de Libras “O Sujeito com Surdez na Comunidade Formiguense: Possibilidades, Acessibilidade e Barreiras”. As atividades ocorreram no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. Durante a programação, foi exibido o vídeo de uma música em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), apresentada pelos alunos da Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho (Intérprete LIBRAS Luisa).

Em seguida, houve a roda de conversa “Partilhando vivências: o que nossa cidade oferece à Comunidade Surda?” Participaram: a Vice-presidente da Associação de Surdos de Formiga, Brunely Roberta Silveira; a Professora do UNIFOR-MG Débora Mariano de Andrade Taveira Bessas (Diretora do Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem – CEMAP); a Gestora do Departamento Pessoal da Azevedo Alimentos, Luciene Cristina Leal; a Terapeuta Ocupacional Lorena Lima Alves Fiuza.

A Profa. Débora Bessas, que leciona LIBRAS no UNIFOR-MG, organizou o Seminário. Ela informou que o objetivo foi celebrar o Dia dos Surdos, no mês conhecido como “Setembro Azul”, e a conquista da pessoa com deficiência auditiva ao longo dos anos com o reconhecimento nacional da LIBRAS, através da lei nº 10.436/2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

“Consideramos importante conscientizar a comunidade acadêmica do UNIFOR-MG, assim como toda a sociedade, da luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão, buscando debater políticas públicas para avançar ainda mais na inclusão dessas pessoas na sociedade.”

Saiba Mais

O Dia dos Surdos é comemorado em 26 de setembro em homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Essa data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

DIVULGADO O EDITAL DO VESTIBULAR AGENDADO
8 de dezembro de 2022