Curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG desenvolve o projeto de extensão Neurointegração

segunda-feira, 03 de agosto de 2015.

O Centro Universitário de Formiga, sempre preocupado em seguir as ações, áreas temáticas e linhas de extensão estabelecidas no Plano Nacional de Extensão Universitária, busca incrementar a integração entre comunidade e academia. Assim, além das propostas de atividades de extensão voltadas para a comunidade acadêmica, o UNIFOR-MG incentiva a execução de atividades permanentes e/ou temporárias em conjunto com a comunidade. Exemplo disso é o projeto de extensão Neurointegração, desenvolvido pelo curso de Fisioterapia.

O Projeto Neurointegração foi elaborado pela supervisora do estágio de Disfunções Neuromotoras, Profa. Kelly Paim Chaves, executado pelo grupo de estagiários do 9º período do curso de Fisioterapia.

Com periodicidade mensal, o Projeto Neurointegração é realizado nas dependências do Asilo São Francisco de Assis, com o objetivo de proporcionar aos idosos institucionalizados estratégias fisioterapêuticas que estimulem o máximo possível sua independência funcional e orientações para evitarem complicações (contraturas, deformidades, úlceras de pressão etc) quanto à imobilidade no leito.

As atividades desenvolvidas são direcionadas às necessidades cinético-funcionais dos assistidos, tais como: estímulo da força muscular, flexibilidade, mobilização, equilíbrio e coordenação motora. Assim, são realizados exercícios cinesioterapêuticos ativos, ativo-assistidos e em alguns casos passivos. Também são utilizados dispositivos de auxílio como bolas de diferentes tamanhos, bastões, halteres, caneleiras, bolas bobath, argolas, colchonetes e aparelho de som. Além dos exercícios, as orientações sobre saúde são repassadas a todo momento tanto para os cuidadores quanto para os participantes do projeto.

Segundo a Profa. Kelly Paim Chaves, “a execução desse projeto é de extrema importância para os alunos, pois, por meio dessas ações, eles podem associar o conhecimento adquirido na teoria com a vivência prática, além disso, observam uma realidade diferente da que normalmente encontram na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde), fazendo com que desenvolvam novas habilidades e competências para a prática profissional. Outro ponto interessante é o estímulo para o desenvolvimento de trabalhos científicos na área de Fisioterapia Neurológica”.

Com relação aos idosos participantes, a supervisora do estágio ressalta que é de vital importância o convívio, a socialização e a interação com outras pessoas que não sejam os cuidadores. Outros benefícios se baseiam nas orientações sobre saúde, fornecidas aos funcionários, e o estímulo à independência funcional de cada institucionalizado.

O curso de Fisioterapia conta, também, com outros projetos de extensão, como: Fisioinforma – Informação, atividade e prevenção, Seca e Segura,  Fisioterapia na Comunidade e Pró-Fisio Empresa.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM