icone buscar
Informações sobre a Biblioteca

Informações sobre a Biblioteca

quarta-feira, 24 de março de 2010.
Informações sobre a Biblioteca

A Biblioteca Ângela Vaz Leão está subordinada a Diretoria Geral de Ensino e tem como missão promover o acesso, a disseminação e o uso da informação como apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para a evolução e a produção do conhecimento. A Biblioteca é aberta a qualquer pessoa que busca conhecimento, precisa realizar uma pesquisa, ou apenas quer desfrutar de uma boa leitura e/ou lazer. Mas para realizar empréstimo de itens do acervo deve-se ter vínculo com o UNIFOR-MG: aluno, professor ou funcionário. A consulta ao acervo pode ser realizada de qualquer computador ligado à Internet.              

Localizada no térreo do Prédio 2 do Campus Universitário do UNIFOR-MG, possui uma área física de 1.105 m², e oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral, uma infraestrutura moderna e ambientes adequados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com condições de acesso aos portadores de necessidades especiais. Possui, ainda, ambiente para estudo em grupo e individual, Seção de Obras de Referência, Seção de Coleções Especiais, Seção de Periódicos e Sala de Pesquisa que disponibiliza equipamentos para atividades de pesquisa online e digitação de trabalhos. Sala específica para a coordenação e para processamento técnico. Ao todo são disponibilizados 222 (duzentos e vinte e dois) assentos e 38 (trinta e oito) mesas.

Suas amplas portas e janelas permitem boa ventilação e associadas a lâmpadas de LED e piso na cor branca promovem uma iluminação adequada.

Na área do acervo as estantes com os livros, periódicos, monografias e demais acervos são adaptadas para atender pessoas com necessidades especiais, com corredores largos e com áreas de manobras para pessoa em cadeira de rodas.

As mesas, terminais de consulta, balcão de atendimento e recepção possuem altura e dimensões adequadas ao portador de necessidades especiais (P.N.E.)

Há também banheiros adaptados para P.N.E. de ambos os sexos, com todas as adequações necessárias, como alturas, barras de apoio e disposição das peças. Para maior segurança, estão disponíveis 96 escaninhos (auto-atendimento) para guarda de materiais dos usuários.

Contato: biblioteca@uniformg.edu.br   / (37)3329-1405

 

EQUIPE

Coordenadora geral

Virginia Alves Vaz – CRB6 – 1373

e-mail: vxbiblio@uniformg.edu.br

Bibliotecárias

Aparecida de Fátima Castro Campos – CRB6 – 1403

e-mail: cdbiblio@uniformg.edu.br

Regina Célia Reis Ribeiro – CRB6 – 1362

e-mail: rsbiblio@uniformg.edu.br

Rosana Guimarães Silva – CRB6 – 3064

e-mail: rosana@uniformg.edu.br

Auxiliar

Geisa Márcia da Silveira

 

ACERVO GERAL

a) Acervo de livros por área do conhecimento:
 
 
Área (CNPq)     Títulos      Exemplares
  Ciências Exatas e da Terra   1.321   4.306
  Ciências Biológicas  2.138   2.483
  Engenharias   1.893 7.619
  Ciências da Saúde   2.298 7.403
  Ciências Agrárias  750   3.061
  Ciências Sociais Aplicadas  10.259  23.148
  Ciências Humanas   2.783   7.752
  Linguística Letras e Artes   10.101   15.803
  Multidisciplinar    1.072   1.209
  Total 32.615  72.784

Nota: Compreende livros, dissertações, teses.

b) Acervo de periódicos acadêmicos e científicos

 

Área (CNPq)
    Títulos
     Exemplares
  Ciências Exatas e da Terra    20   851
  Ciências Biológicas

   13

  262
  Engenharias    41  1.587
  Ciências da Saúde    97   2.233
  Ciências Agrárias    26   832
  Ciências Sociais Aplicadas    132   4.654
  Ciências Humanas     29   1.202
  Linguística Letras e Artes     04   116
 Multidisciplinar    23   1.858
  Total    385   13.595

Nota: A Biblioteca disponibiliza na página do UNIFOR-MG uma lista de periódicos eletrônicos organizada por curso, para utilização da comunidade acadêmica. Todos os títulos listados oferecem texto integral gratuitamente.

c) Outros materiais

 

 TCC    1.858
  CD   859
  DVD    336

POLÍTICA DE EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

Todos os alunos matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação no UNIFOR-MG, os alunos do Colégio UNIFOR – unidade 1, professores e funcionários administrativos podem realizar empréstimo de materiais na biblioteca. Os ex-alunos também podem ficar sócios da biblioteca com a apresentação de uma foto 3×4 e o pagamento da taxa respectiva.

 
Prazos e número de itens que podem ser emprestados estão relacionados às categorias de usuários:
   
 USUÁRIO  
TIPO DE MATERIAL
 QUANTIDADE  PRAZO DE EMPRÉSTIMO
 Aluno  livro  4  7 dias
 Aluno  CD, DVD, TCC  1 de cada  7 dias
 Professor  livro  6  14 dias
 Professor  CD, DVD, TCC  1 de cada  14 dias
Funcionário  livro  4  7 dias
 Funcionário  CD, DVD, TCC  1 de cada  7 dias
 Egresso  livro  4  7 dias
 Egresso  CD, DVD, TCC  1 de cada  7 dias

 

A renovação do empréstimo pode ser feita em qualquer computador com acesso a internet. Para efetuá-la entre no site do UNIFOR-MG, acesse “Consulta ao Acervo” e abra o Gnuteca. Clique em RENOVAR no menu à esquerda e faça seu login (código de matrícula e senha). Confira todos os dados de seu empréstimo, assinale o(s) livro(s) que quer renovar e clique em Renovar. Fique atento à nova data de devolução! A renovação online pode ser feita por duas vezes.

Atenção: Se o empréstimo estiver em atraso ou se o material estiver reservado, a renovação não será efetuada. Por isso, não deixe para renovar na última hora e leia sempre a mensagem mostrada na tela.

 

PLANO DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

Para o gerenciamento do acervo a fim de identificar a demanda de uso e a necessidade de atualização dos títulos em meio físico, são realizadas verificações sistemáticas semestrais do número de empréstimos. Assim, no semestre vigente é emitido relatório com o ranking de empréstimos do semestre anterior, e a partir disso, é verificada a proporção entre o número de empréstimos e o número de exemplares. A biblioteca subsidia o Núcleo Docente Estruturante (NDE) com relatórios de reservas e de empréstimos, para que o núcleo possa referendar a adequação das bibliografias básica e complementar em relação às unidades curriculares, considerando-se também, a quantidade de títulos e de exemplares e o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos). Além disso, a compra de livros, periódicos e outros materiais é organizada respeitando-se as solicitações dos docentes aos coordenadores de curso da Instituição. O fato das aquisições serem indicadas pelos docentes garante a correlação pedagógica entre o acervo, os cursos/programas da Instituição e o perfil do curso.Por meio desta verificação, pode haver a indicação de aquisição de mais exemplares, para os títulos que tiverem maior demanda, considerando o número de alunos/turmas em que o título é citado nas bibliografias básicas e complementares.

Dessa forma, a atualização do acervo passa por um programa de aquisição permanente, de acordo com a disponibilidade financeira da IES, por meio de compras, doações e permutas.

 

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

O software utilizado é o Gnuteca – sistema livre de automação de todos os processos de uma biblioteca. A pesquisa no acervo está disponível online e pode ser feita por autor, título ou assunto. O resultado apresenta a quantidade de exemplares de cada registro e indica a situação em que se encontram (emprestado, em restauração, congelado, reservado, disponível). A base de dados consta de livros, dissertações, teses, TCCs, CD, DVD e periódicos. O sistema permite a reserva de materiais e a renovação do empréstimo, envia e-mail automático para o usuário sempre que ele efetua alguma operação e, também, armazena o histórico do usuário sobre empréstimos, multas, reservas.

A catalogação é feita nos padrões do AACR2 e no formato MARC, o que possibilita o intercâmbio de dados do acervo. O Vocabulário Controlado USP é utilizado no serviço de indexação.

Há 2 computadores para atendimento no módulo circulação de materiais; 8 computadores que funcionam como terminais de consulta ao acervo; 6 computadores para digitação de trabalhos e acesso à internet e 5 computadores para atividades técnico-administrativas.

 

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNIFOR-MG

O Repositório Institucional tem por finalidade armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso a produção científica do Centro Universitário de Formiga, abrigando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), anais de eventos e outros documentos acadêmicos produzidos no UNIFOR-MG. Considerado uma inovação no gerenciamento da informação digital, oferece visibilidade e garantia de acessibilidade permanente às coleções que compõem seu acervo.

 

ESPAÇO FÍSICO PARA ESTUDOS

– 10 cabines para estudo individual

– 3 salas para estudo em grupo com 16 lugares no total
– Sala de Pesquisa com 6 computadores – para digitação de trabalhos e acesso a internet
– Área de leitura/estudo com 188 lugares

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira: das 8:00 às 22:30 horas

Sábados letivos: das 8:00 às 12:00 horas

SERVIÇOS OFERECIDOS

– Visitas guiadas

– Treinamento sobre a consulta no GNUTECA – base de dados local

– Treinamento sobre o acesso às Bases de Dados da BVS-Biblioteca Virtual em Saúde

– Treinamento sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos

   – O Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do UNIFOR-MG foi elaborado pela equipe da biblioteca e é adotado como norma para a apresentação de trabalhos no UNIFOR-MG.

– Disponibilização no site do UNIFOR-MG de listagem de periódicos com acesso aberto, organizada por curso

– Serviço de Alerta – divulgação de novas aquisições

– Doação de material não incorporado ao acervo

– Elaboração de ficha catalográfica de trabalhos acadêmicos

– Empréstimo domiciliar de itens do acervo

– Empréstimo entre bibliotecas – intercâmbio e permutas com outras instituições de ensino do país que, proporciona a troca e socialização do conhecimento

– Orientação sobre normalização de documentos

– Pesquisa bibliográfica – levantamento feito em bases de dados locais

 
 

fique por dentro

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

PUBLICADO ADITIVO AO EDITAL PARA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET
23 de abril de 2024

PUBLICADO ADITIVO AO EDITAL PARA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET

Pular para o conteúdo