ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARAM DE PALESTRA SOBRE O QUEIJO MINAS ARTESANAL DE CASCA FLORIDA
quarta-feira, 17 de julho de 2024.Os alunos do curso de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG participaram, no dia 10 de junho, da palestra “Queijo Minas Artesanal de Casca Florida – Onde Estamos e para Onde Vamos?”.
O público foi recebido no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e contou com a presença de alunos, produtores rurais e profissionais da área.
As apresentações contaram com a participação de representantes da Inspeção Estadual – IMA e da Associação de Produtores de Queijo da Canastra – APROCAN. Conforme o coordenador do curso e organizador do evento, Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio, a atividade busca promover discussões sobre temas relevantes que aproximem os alunos de produtores e responsáveis associados à área da inspeção.
A APROCAN apresentou mais detalhes sobre o Queijo Minas Artesanal de Casca Florida, que foi reconhecido no ano de 2023. Segundo a assessora técnica, Brenda Leão de Macedo, o evento foi uma oportunidade para os alunos conhecerem mais uma área de atuação no mercado de trabalho. “Eu acho que a produção artesanal é um mercado que está em expansão e a gente precisa de profissionais competentes nessa área”.
O fiscal assistente agropecuário do IMA, Jhony Ribeiro Leal, relata que foi abordado com o público o envolvimento da legislação acerca do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida com o intuito de alinhar o pensamento do produtor com a inspeção. A inspeção é necessária para garantir a segurança alimentar e a entrega de um produto íntegro a ser comercializado para o consumidor final.