
ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPAM DO SIMPÓSIO SOBRE OS IMPACTOS DA BRUCELOSE E TUBERCULOSE
segunda-feira, 28 de abril de 2025.
O Centro Universitário de Formiga realizou, no dia 24 de abril, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, o “SIMPOA: Impactos da Brucelose e Tuberculose”. O evento teve como objetivo conscientizar alunos, professores e médicos veterinários de diversas áreas de atuação sobre o impacto gigantesco que a brucelose e a tuberculose na saúde animal podem causar não apenas nos animais, mas também na população que consome produtos originários deles.
A programação do evento foi feita de forma multidisciplinar, começando pelo credenciamento dos participantes às 8:00 e seguindo para as palestras ministradas por profissionais convidados de diversas áreas de conhecimento.
Ao todo, mais de 120 pessoas prestigiaram o evento, que foi realizado com o objetivo de promover o fortalecimento de uma rede de apoio entre os Serviços de Inspeção Municipal de Minas Gerais, com troca de conhecimentos com o foco na importância do Responsável Técnico – RT, nas indústrias e agroindústrias.
As apresentações tiveram a participação de especialistas da área, sendo eles: Elaine Dornelles, André Duch, Wender Oliveira, Felipe Machado, Silvia Medeiros, além do Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG é um dos idealizadores do SIMPOA.
Também foi realizada uma mesa redonda em que os participantes puderam fazer perguntas, debater e tirar suas dúvidas sobre o tema. Ranier Chaves, especialista em inspeção e comercialização de produtos de origem animal, foi o responsável por mediar as ministrações e atividades do evento.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro: “O Simpósio superou as expectativas, sendo um momento importante onde debatemos diversos assuntos ligados à inspeção sanitária, de modo especial sobre o papel do responsável técnico e também sobre os critérios para obtenção e concessão do SISBI-POA. A participação de especialistas da iniciativa privada e dos governos federal e estadual foi muito relevante, uma vez que apresentaram e compartilharam com os participantes seus conhecimentos e experiências”.