ALUNOS DE FISIOTERAPIA PARTICIPAM DA XI ENAFISIO NO UNIFOR-MG

segunda-feira, 23 de outubro de 2023.
ALUNOS DE FISIOTERAPIA PARTICIPAM DA XI ENAFISIO NO UNIFOR-MG

Os alunos do curso de Fisioterapia participaram do XI ENAFISIO que foi realizado no UNIFOR-MG nos dias 17 e 18 de outubro no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”.

Entre as palestrantes recebidas haviam egressas do curso de Fisioterapia, o que trouxe uma perspectiva de possibilidades de atuação na área para os alunos do curso.

O Coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Me. Wellerson Costa Faria, explicou sobre o evento: “O ENAFISIO acontece todos os anos no mês de outubro. A gente aproveita por ser o mesmo mês de comemoração do dia do Fisioterapeuta, comemorado dia 13 de outubro, e buscamos uma data próxima para poder homenagear todos os Fisioterapeutas. A cada ano a gente traz novidades sobre a Fisioterapia contemporânea, sobre o que há de mais atual no mercado e a gente sempre procura trazer convidados que estejam se destacando na profissão, no cenário da Fisioterapia brasileira, e também egressos, aqueles alunos que formaram no UNIFOR-MG e hoje se destacam no mercado de trabalho”.

O evento iniciou com uma abertura feita pelo Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão que recebeu os alunos, professores e convidados presentes. Ele ressaltou a importância de a instituição promover palestras que permitam aos egressos retornarem trazendo seu conhecimento e sua experiência profissional. Ele comentou: “Nós temos o prazer de receber aqui os nossos egressos desse curso importante, principalmente na atualidade, depois da pandemia em que nós tivemos um trabalho muito forte dos Fisioterapeutas e eles colaboraram muito com a recuperação de vários vitimados da Covid-19. Então é um curso que está em evidência na área da saúde e para nós é um prazer, principalmente, receber os nossos egressos que estão no campo de trabalho e estão levando o nome do UNIFOR para todos os lugares que eles vão”.

O primeiro dia da atividade teve como tema “Fisioterapia em Gerontologia”. A primeira palestra abordou “Atuação da Fisioterapia Oncológica em Gerontologia”, ministrada por Fernanda Cristina da Silva, Fisioterapeuta Egressa. A segunda palestra abordou “Raciocínio Clínico no Tratamento do Idoso”, ministrada por Viviane Gontijo Augusto, Fisioterapeuta convidada. Fernanda explicou que a área de Oncologia está crescendo muito nos últimos tempos e a abordagem do Fisioterapeuta deve ser assertiva com o grupo de pacientes geriatras.

No segundo dia, o tema geral foi “Fisioterapia Dermatofuncional”. A primeira palestra tratou sobre “Procedimentos Injetáveis na Fisioterapia Dermatofuncional: regulamentação e perspectiva no mercado de trabalho” e também tratou sobre “Toxina Botulínica na Dermatofuncional”, ministradas por Ana Maria de Abreu e Taíse Cristina Rosa Machado, ambas Fisioterapeutas convidadas. A segunda palestra teve como tema “Fisioterapia Dermatofuncional: um olhar além da estética!”, ministrada por Silvia Cristina Dias Teixeira.

Taíse contou um pouco sobre a toxina botulínica na dermatofuncional: “É uma coisa muito nova em questão do acordo no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. O mercado está com as portas abertas para a Fisioterapia com inúmeras possibilidades de atuação”.

Ana Maria agregou com a perspectiva do mercado de trabalho: “Outras áreas já estavam com acesso a essa parte dos procedimentos minimamente invasivos, que são os injetáveis e a Fisioterapia estava de fora. Para a gente foi um ganho porque em junho de 2023 saíram acordos permitindo o uso da toxina botulínica entre a dermoterapia e a hidrolipoclasia e creio que neste final de ano ainda vai sair o restante. O mercado da Estética está em ascensão e para os Fisioterapeutas é extremamente importante saber um pouco de como atuar nessa área e ter várias perspectivas do mercado de trabalho”.

A organização do evento foi feita por uma Comissão Organizadora composta por alunos do curso de Fisioterapia. Segundo a aluna Fernanda Coutinho Oliveira, do 10º período do curso: “A escolha do tema foi realizada através de uma votação onde todos os discentes de todos os períodos do curso de Fisioterapia puderam votar e após a definição do tema, nós da comissão organizadora fomos atrás de profissionais para ministrar palestras sobre o tema escolhido juntamente com a coordenação do curso”.

Além das palestras, a Comissão Organizadora prestou uma homenagem ao Prof. André Carvalho Costa, em que foi feito um discurso por um dos alunos da comissão e foi entregue um presente simbólico a ele.

O Coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Me. Wellerson Costa Faria, complementou sobre a importância de os alunos terem contato com a experiência de egressos que já atuam no mercado de trabalho: “Todo Fisioterapeuta formado no UNIFOR-MG que entra no mercado de trabalho vai mostrar para a população a qualidade da formação que ele teve. A qualidade do serviço que ele presta lá fora. Nós temos formado profissionais de extrema competência e de extrema qualidade. Nós fazemos questão de trazer de volta para mostrar para os nossos alunos como é possível conquistar o mercado de trabalho, como é possível se tornar uma referência dentro da Fisioterapia tendo formado no UNIFOR-MG. Nós sabemos que o Centro Universitário preza muito pela qualidade e pela competência. Nós temos uma equipe docente muito bem qualificada, uma estrutura muito completa para oferecer aos alunos, o que permite que os alunos tenham uma formação de extrema qualidade”.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM