icone buscar
ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DE SEMINÁRIO

ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DE SEMINÁRIO

segunda-feira, 02 de outubro de 2023.
ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DE SEMINÁRIO

Foi realizado no UNIFOR-MG o Seminário de Engenharia Civil nos dias 20 e 21 de setembro. A atividade ocorreu no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e recebeu os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

O seminário, no dia 20, contou com uma palestra ministrada pelo engenheiro civil especialista em orçamentação, Marcos Vinicius Vaz de Sousa, com tema “Gestão de custos em obras de grande porte”. 

Os alunos participaram, no dia 21, de uma roda de bate-papo a respeito do funcionamento da construção de um edifício multifuncional em Formiga-MG, que contou com a presença de diversos profissionais da área envolvidos no empreendimento como Ricardo Monteiro, Lívia Pires, Fábio Zanetti, Tiago Vieira, Neylor Makalister e João Gabriel dos Santos.

Os palestrantes comentaram um pouco sobre sua participação na obra e a importância de um projeto como este ser apresentado aos alunos para que eles tenham contato com um pouco da experiência de várias disciplinas dentro de uma obra. 

Tiago Vieira, engenheiro civil, comentou: “É uma obra um pouco mais complexa e que tinha um prazo pré-estabelecido curto. Ela possui aproximadamente 1700 m² e será entregue em 11 meses com uma agência bancária funcionando. Então essa equipe foi necessária para que ela pudesse atender aos prazos e necessidades dos clientes”.

A arquiteta Lívia Pires explicou que é um complexo com várias lojas e estacionamento. Para os alunos é importante ter contato com uma obra tão diferente e inovadora, e conhecer o cotidiano voltado para a execução.

Ela atuou na concepção do projeto e contou um pouco sobre o processo: “Os clientes que contrataram a gente vão usar grande parte do complexo para as empresas deles, que é a Certifica. Uma empresa inovadora, moderna, jovem, então a gente trouxe muito do conceito dessa empresa para a edificação também. Nós temos uma edificação totalmente diferenciada, e que não irá interferir no conjunto da Praça da Matriz, que historicamente é muito importante para a cidade. Então a gente quis usar muito vidro para refletir a praça, usamos as formas inclinadas que tiramos inspiração na própria praça”.

Ricardo Monteiro, proprietário da MRA, conta que o empreendimento foi concebido tendo a MRA como investidora e explicou como é relevante para os alunos terem contato com os diversos ramos abrangidos no projeto para que possam identificar possibilidades de áreas para atuar no mercado.

O engenheiro mecânico Neylor Makalister contribuiu na parte de estruturas metálicas elaborando a cobertura da obra. Ele abordou um pouco dos desafios enfrentados pela equipe: “Foi um aprendizado para todo mundo. Primeiro que é uma obra multidisciplinar que envolve profissionais que estão focados no dia a dia da obra e profissionais focados no projeto. A maior dificuldade foi ter uma sinergia entre os profissionais para todos conseguirem agregar e formar uma equipe. Segundo, que é um projeto arrojado e diferente. Nós tivemos a possibilidade de trabalhar com muitos materiais. E terceiro, que essa oportunidade mostrou para nós que a gente pode melhorar e inovar complementando os materiais”.

A parte orçamentária da obra foi elaborada por Fábio Zanetti, que relatou que por se tratar de uma obra complexa ela apresentou um nível de dificuldade muito grande. Ele também desenvolveu o cronograma para cumprir os prazos e custos do empreendimento. Segundo Fábio, o orçamento é crucial para o desenvolvimento da obra, assim como o desenvolvimento de um cronograma para cumprir os prazos e custos do empreendimento, sendo uma possibilidade de área de atuação para o profissional no mercado.

A obra também conta com a participação do egresso do curso de Engenharia Civil, João Gabriel dos Santos, que se formou em 2022 e teve a oportunidade de acompanhar o projeto da obra. Ele comentou: “Me senti privilegiado. Uma obra desse porte na cidade e na região é muito difícil de oferecer uma oportunidade como esta”.

 

fique por dentro

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO
26 de abril de 2024

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM
26 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

DIVULGADA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO EM PIUMHI/MG
26 de abril de 2024

DIVULGADA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO EM PIUMHI/MG

Pular para o conteúdo