
ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD PARTICIPAM DE CONGRESSO NACIONAL DE PEDAGOGIA
quarta-feira, 22 de maio de 2024.
Acadêmicas do curso de Pedagogia, na modalidade Educação a Distância, participaram da 4ª edição do Congresso Online Nacional de Pedagogia – PEDCON, ocorrido nos dias 6 a 8 de maio.
Segundo a coordenadora do curso, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, a partir deste ano foi criado no Ambiente Virtual de Aprendizagem um espaço denominado “Dica da Coordenação” onde são divulgados eventos, obras, artigos e oportunidades de melhoria contínua de formação aos estudantes de Pedagogia.
A professora, que também participou do congresso, ressalta que precisamos criar uma cultura de estudo e pesquisa na graduação. Esta foi uma forma flexibilizada de discutir, para além das aulas, desafios contemporâneos, tendências emergentes na educação, permitindo que o licenciando se atualize sobre os mais recentes avanços pedagógicos, metodologias de ensino, tecnologias educacionais e abordagens inclusivas.
Além disso, por ser online, o evento ofereceu oportunidades de participação, aprendizado e interação que a plataforma digital proporciona.
A aluna Ana Paula de Almeida, que esteve presente no evento, explicou sobre a relevância do evento para profissionais da área: “Foram três dias de imersão em temas importantes para os estudantes de Pedagogia e educadores em geral e a palestra que me chamou mais a atenção foi Pedagogia Hospitalar, onde pude conhecer melhor sobre a área e a necessidade da presença do profissional da Pedagogia atuando em um processo de inclusão. A atuação do pedagogo é essencial para garantir que crianças e adolescentes recebam acolhimento, continuidade de seus estudos e mantenham sua conexão com o mundo exterior durante o período de internação. Me interessei bastante sobre esta atuação do pedagogo que leva a classe para o hospital”.
Para a aluna Luana Maria da Silva a experiência no Congresso PEDCON IV foi muito importante para sua carreira profissional: “Enriqueceu o meu conhecimento com temas importantes para a Pedagogia através de profissionais renomados que abordaram assuntos como: gestão democrática, Pedagogia hospitalar, a utilização das práticas baseadas em evidências para uma inclusão efetiva de pessoas com TEA e a importância da avaliação no ensino superior, dentre outros. Destaco a palestra Educação, violência e racismo que nos provocou sobre a urgência de pensar em uma pedagogia antirracista no Brasil atual”.
Já a aluna Amanda Cristina da Silva Castro comentou: “Excelente congresso com muitos temas bacanas, que enriqueceram minha formação e me fizeram pensar e repensar sobre muitos assuntos. O tema que eu mais gostei foi a gestão democrática através de uma educação humanizadora, onde devemos valorizar o desenvolvimento integral de cada estudante, focando nas suas habilidades emocionais, sociais e éticas, pois numa uma sociedade que perde de vista o humano, sua sensibilidade, resta o desumano. A educação precisa falar sobre isso!”.


