UNIFOR-MG LANÇA E-BOOK ORGANIZADO POR PROFESSOR E ALUNOS DE PSICOLOGIA
segunda-feira, 24 de novembro de 2025.
O Prof. Me. Bruno Alvarenga Ribeiro organizou, juntamente com os estudantes do 2º período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Formiga, um e-book dedicado a temáticas contemporâneas da Psicologia Social. A obra reúne reflexões sobre temas como militarização escolar, encarceramento em massa da população negra, patologização da vida cotidiana, romantização do esgotamento profissional, impactos das redes sociais na construção da identidade, intolerância religiosa, feminicídio, violência doméstica, entre outros assuntos relevantes para o campo.
Intitulado “Breves Ensaios de Psicologia Social: a arma da crítica – Vol. 1”, o livro digital é composto por onze capítulos escritos pelos alunos da disciplina de Psicologia Social I. A proposta da atividade foi oferecer aos discentes a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico, exercitar a escrita acadêmica e se familiarizar com as bases metodológicas que sustentam a produção do conhecimento científico na área.
De acordo com o professor Bruno, “trata-se de um trabalho modesto em seu intento: incentivar o exercício da crítica e familiarizar os estudantes com a escrita científica. Pensar cientificamente é parte essencial do processo de formação em Psicologia, que não se limita à preparação de profissionais para o mercado de trabalho. Sua maior preocupação, à luz de seu compromisso ético-político, é formar seres humanos técnica e politicamente preparados para exercerem suas atribuições profissionais e cumprirem seus deveres como cidadãos”.
O e-book está disponível para acesso no link.