
EGRESSO DO UNIFOR-MG REALIZA PEÇA TEATRAL COM ALUNOS PARA CELEBRAR DIA INTERNACIONAL DO LIVRO
segunda-feira, 28 de abril de 2025.
No dia 25 de abril, a Escola Municipal Rafael José Alves, localizada no município de Córrego Fundo-MG, foi palco de uma inspiradora atividade cultural voltada para a promoção da leitura entre os estudantes do Ensino Fundamental. A ação, idealizada e conduzida pelo bibliotecário Jonathan Alexandre de Souza, bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG, emocionou e envolveu alunos e professores com a apresentação da peça teatral “O Grande Encontro no Dia do Livro”.
A proposta foi criar um momento lúdico e educativo, com foco na valorização dos livros, autores e do hábito da leitura. Segundo Jonathan, atividades como essa não apenas despertam o interesse das crianças pelas histórias, como também reforçam a importância dos livros no processo de aprendizagem e formação cidadã: “Ver os olhares curiosos e os sorrisos das crianças durante a peça é perceber o poder transformador que a leitura pode ter”, comentou o bibliotecário. Ele destacou ainda que ações culturais como essa são fundamentais para criar uma geração mais crítica, criativa e conectada com o conhecimento”, completou ele.
O sucesso do evento só foi possível graças ao envolvimento de toda a comunidade escolar. A equipe administrativa teve papel essencial na organização, com destaque para Ana Maria, Cleusa, Geiz e Wellington, que cuidaram da confecção dos cenários e adereços. A diretora Marcela, a vice-diretora Eduarda e a supervisora Vanessa também deram total apoio, colaborando ativamente com a realização da atividade.
Promover o contato com os livros desde os primeiros anos escolares é uma das formas mais eficazes de construir uma base sólida para o desenvolvimento educacional. O incentivo à leitura vai além do domínio da escrita e da interpretação de texto – ele contribui para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças.
Iniciativas como a peça teatral “O Grande Encontro no Dia do Livro” mostram como a leitura pode ser celebrada de forma criativa e envolvente. Quando apoiadas por professores, bibliotecários e gestores escolares, essas ações ampliam o acesso ao universo literário e reforçam o papel da escola como um espaço de cultura e conhecimento.