
CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG PROMOVE DIA DA MULHER: O PAPEL DA MULHER NA JUSTIÇA CRIMINAL
quarta-feira, 19 de março de 2025.
O curso de Direito do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) promoveu um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de destacar a relevância da presença feminina no meio jurídico. A palestra, intitulada “O Papel da Mulher na Justiça Criminal”, foi realizada no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba” e transmitida simultaneamente para o Salão Nobre “Eunézimo de Lima”.
O evento teve como propósito ressaltar a força e a importância das mulheres no Poder Judiciário, bem como sua crescente atuação no mercado de trabalho, especialmente nas áreas relacionadas à justiça criminal. Para isso, contou com a presença de ilustres convidadas e palestrantes:
Kelly Maria de Araújo, Promotora de Justiça, que abordou o tema “O Papel da Mulher no Ministério Público”;
Luciana Souza Corrêa, Delegada da Mulher, que palestrou sobre “O Papel da Mulher na Polícia Civil”;
2ª Tenente Camila Tristão Pedra, da Polícia Militar, que discursou sobre “O Papel da Mulher na Polícia Militar”.
A solenidade iniciou com a fala da Coordenadora do Curso, Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes, que apresentou a mesa de convidadas. Em seguida, a Profa. Ma. Maria Fernanda de Lima Moura assumiu a mediação do debate entre as palestrantes e os alunos.
À frente do evento, a Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli ressaltou a importância da iniciativa para os estudantes: “Este evento vem para validar a participação do nosso curso e dos nossos alunos nestas lutas que são importantes para a sociedade e que ainda não acabaram. É uma forma de não deixar silenciar este tipo de direito, que é tão necessário.”
Cada palestrante teve seu tempo de fala e, posteriormente, responderam às dúvidas dos alunos. A 2ª Tenente Camila Tristão deixou um conselho para aqueles que desejam ingressar na Polícia Militar de Minas Gerais: “Para seguir carreira na Polícia Militar de Minas Gerais, seja na carreira de praça ou na de oficiais, é necessária muita dedicação, comprometimento, estudo e força de vontade para realmente prosseguir na carreira.”
Já a Delegada Luciana Corrêa destacou a importância da presença feminina na Justiça brasileira: “A mulher tem uma força dentro de si que, às vezes, até ela desconhece. Eu costumo dizer que, quando uma mulher é dona de si e tem sabedoria sobre o que quer, ninguém a segura. Então, por que é tão importante termos mulheres na Polícia? Porque o papel de uma delegada de polícia é buscar a verdade, e nós fazemos isso de forma incansável.”
O UNIFOR-MG reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres, reconhecendo seu papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Este evento é mais uma demonstração do compromisso contínuo da instituição com a valorização das mulheres, o fortalecimento de sua voz no sistema judiciário e a luta por seus direitos, promovendo um ambiente mais inclusivo e igualitário.