
Aula magna do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG conta com palestra para os calouros
terça-feira, 29 de março de 2016.
A aula magna do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG, destinada aos calouros, foi realizada no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, no dia 9 de março. Na ocasião, foi ministrada uma palestra com o tema “Fisioterapia: da formação acadêmica ao mercado de trabalho”, proferida pela Profa. Me. Ana Paula Pfister.
Durante a palestra, foram abordados assuntos relacionados à formação acadêmica e o futuro dos profissionais junto às áreas de atuação, tanto na saúde pública quanto na saúde privada. Destacou-se a importância do fisioterapeuta na promoção da saúde da população, assim como os principais desafios do futuro tanto do ponto de vista científico quanto mercadológico.
Também foi destacada a relação entre a educação e a preparação de jovens para o mercado de trabalho. Segundo a palestrante, os cenários estão em transformação constante e os futuros profissionais têm que desenvolver, desde o início do curso, um perfil mais dinâmico que os levem, mesmo depois do fim da graduação, a buscarem constantemente conhecimento e atualização, além de aprimorarem as relações interpessoais, o trabalho em equipe, o espírito de liderança entre outros, para que, assim, se adequem às transformações e adaptações exigidas pelo mercado.
Outro ponto abordado foi com relação ao papel e importância da Instituição na formação dos acadêmicos de Fisioterapia e a qualidade dos egressos que estão no mercado de trabalho.
O coordenador de Fisioterapia, Prof. Me. André Carvalho Costa, em fevereiro, realizou uma visita com os calouros à CLIFOR (Clínica Escola de Saúde) e repassou todas as informações e orientações gerais sobre o curso. Para o coordenador, a realização da aula inaugural serve como uma motivação a mais para os acadêmicos ingressantes. Ele destacou, também, que os alunos ficaram muito satisfeitos e que a disponibilidade da Profa. Me. Ana Paula Pfister demonstra o compromisso e dedicação para o curso atingir uma excelência cada vez maior.