
Aluno do curso de Marketing apresenta trabalhos em congressos latino-americano e nacional
quarta-feira, 11 de novembro de 2015.

O acadêmico Álvaro Leonel, do 4º período do curso de Marketing do UNIFOR-MG, participou do XXVI ENANGRAD (Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu – Paraná. O evento foi promovido pela ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Administração).
Na ocasião, o aluno apresentou um artigo proveniente de seu trabalho de Iniciação Científica, intitulado “Desenvolvimento e aplicação do marketing estratégico em micro e pequenas empresas de vestuário no Centro-Oeste de Minas Gerais”, fruto de uma pesquisa realizada em conjunto com a coordenadora dos cursos de Administração e Marketing do UNIFOR-MG, Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, e com a egressa do curso de Marketing Alexandra Rezende Silva.
Além da apresentação, o congressista participou de um seminário ministrado por Manolita Lima (ESPM/SP e ANGRAD) e Guilherme Marback Lima (Diretor de Publicações da ANGRAD), com o tema “Metodologia e elaboração de artigos científicos”, o qual veio agregar conhecimentos e técnicas para a produção científica.
As palestras foram pautadas no tema adotado para 2015, “Administração e Sustentabilidade”, ministradas por um seleto grupo de estudiosos, tais como Jorge Miguel Samek (Diretor-Geral Brasileiro/ITAIPU Binacional) e André Pereira Carvalho (Pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade – GVces).
Também foi promovido o VIII SENANGRAD, presidido por Rui Otávio de Andrade (Conselheiro Consultivo da ANGRAD), com o tema “Padrão Enade: como planejar a aprendizagem e a avaliação num cenário de alta competitividade”.
Ainda na mesma semana, o aluno participou do XX CONAD (Congresso Nacional de Administração), nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na cidade de Goiânia – Goiás, sob a organização da AGAD (Associação Goiânia da Administração).
Nesse congresso, foram apresentados outros dois trabalhos acadêmicos na modalidade pôster, intitulados “Estratégias de marketing para micro e pequenas empresas de vestuário de três cidades do Centro-Oeste mineiro”, o qual também fazem parte a Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira e a egressa Alexandra Rezende Silva. O outro artigo, intitulado “Os efeitos das redes sociais para a comercialização e propagação da música sertaneja no Brasil”, é fruto de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do egresso do curso de Marketing Eduardo Lopes de Carvalho, orientado pelo Prof. Isaac D’Leon de Almeida.
Durante o evento, várias palestras relativas à temática “50 anos de Administração – do princípio ao legado” foram promovidas, além de painéis de gestão focados em liderança, empreendedorismo e cases de sucesso.
A palestra magna de abertura foi proferida por pelo comentarista do programa Fantástico da TV Globo e administrador de empresas Max Gehringer, com o tema “Carreira, Emprego & Empreendedorismo”. A palestra abordou a entrada dos jovens no mercado de trabalho em empresas com uma cultura organizacional já estabelecida, a fim de trazer para essas empresas atitudes contemporâneas, atualizando a forma de agir, bem como os motivadores que fazem um colaborador se destacar em uma organização, tais como a inovação, a criatividade e a capacidade de liderança.
O aluno Álvaro Leonel agradece o apoio do UNIFOR-MG, por permitir que se tornasse possível apresentar três trabalhos acadêmicos em congressos reconhecidos em nível nacional e latino-americano e que, certamente, vem agregar no desenvolvimento da carreira acadêmica e profissional.
Administrador Samuel Albernaz – Presidente do CRA de Goiás – XX CONAD e o aluno Álvaro Leonel
Apresentação de artigo em modalidade oral – XXVI ENANGRAD
Paricipação no XXVI ENANGRAD
Participação no XX CONAD – Goiânia
Participação no XXVI ENANGRAD – Foz do Iguaçu – Paraná