icone buscar
10 ÁREAS MAIS PROMISSORAS PARA O PROFISSIONAL DE BIOMEDICINA

10 ÁREAS MAIS PROMISSORAS PARA O PROFISSIONAL DE BIOMEDICINA

terça-feira, 14 de novembro de 2023.
10 ÁREAS MAIS PROMISSORAS PARA O PROFISSIONAL DE BIOMEDICINA

A Biomedicina é um dos campos profissionais e acadêmicos em alta nos últimos anos. As graduações registraram aumento na procura pelo curso de Biomedicina, que amplia as perspectivas profissionais. No Paraná, de cada 10 diagnósticos clínicos relacionados à Covid-19 em 2021, sete passaram pelas mãos dos biomédicos.

Gestor, responsável técnico, o biomédico realiza exames e emite laudos. Ele pode atuar ainda na pesquisa, execução e gerenciamento de laboratórios e clínicas de estética

A seguir, estão as 10 áreas mais promissoras para o biomédico atuar no mercado de trabalho:

  1. Biomedicina Estética

A Biomedicina Estética é uma nova área na qual são utilizados métodos e técnicas invasivas não-cirúrgicas. O profissional desenvolve e aplica tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à pele, tecido adiposo e metabolismo. A Biomedicina Estética cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, levando os melhores recursos da saúde relacionados ao seu conhecimento para o tratamento e recuperação do organismo como um todo.

  1. Biologia Molecular e Análises Clínicas

Realiza coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos. Campo de trabalho bastante ligado às análises clínicas: responsável técnico que firma laudos, assume e executa o processamento de sangue, suas sorologias, exames pré e pós-transfusionais; além de chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.

  1. Reprodução Humana

Nessa área, o biomédico vai atuar na identificação e classificação oocitária (óvulos), processamento seminal, espermograma, criopreservação seminal, classificação embrionária, criopreservação embrionária, biópsia embrionária e Hatching. Pode atuar ainda em embriologia, realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozoides) e pré-embriões. E trabalhar em bancos de sêmen.

  1. Citologia Oncótica

Área voltada a realizar colheita de material cérvico-vaginal e análise das amostras. Realiza a análise de amostras de produto de raspados, escovados, aspirados de qualquer local corporal, por meio da metodologia e colorações padronizadas. Nesse campo de trabalho, o profissional também poderá assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos; assumir a gestão e coordenação em programas de controle de qualidade interno e externo em serviços públicos e privados em âmbito nacional; e fazer a coordenação de programas públicos de prevenção e diagnóstico citológico.

  1. Banco de Sangue

Nesse ramo, o profissional biomédico poderá executar o processamento de sangue e suas sorologias, realizar exames pré e pós transfusionais; assumir chefias técnicas, assessorias e direção de unidades transfusionais, banco de células de cordão umbilical, bancos de células para transplantes de medula autólogos e heterólogos, bancos de células-tronco e de banco de órgãos. Poderá também exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional: a responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e/ou Hematologia.

  1. Microbiologia dos Alimentos

Realiza análises microbiológicas para a indústria alimentícia, restaurantes, cozinhas industriais, coletando materiais, fazendo correlação com microorganismos patogênicos que normalmente contaminam alimentos mau processados e/ou conservados. Assume as atividades de responsabilidade técnica, realizar relatórios técnicos, perícias, consultorias e assinar os laudos.

  1. Perfusão

O apoio às cirurgias cardíacas também pode ser realizado por biomédicos especialistas em circulação extracorpórea, quando o coração precisa parar de bater e o sangue do paciente é desviado para um aparelho que substitui este órgão durante a cirurgia. Assim, o perfusionista (como é chamado esse profissional) realiza o procedimento e monitora seus parâmetros, tais como a oxigenação, temperatura, pressão arterial, volemia e a coagulação sanguínea. O biomédico que atua nesta área deve possuir título de especialista em Circulação Extracorpórea emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea e estar habilitado pelo Conselho Regional.

  1. Imagenologia

Atua em tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), medicina nuclear (MN), radioterapia (RT), ultra-sonografia (USG) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos. Em relação à tomografia computadorizada e à Ressonância Magnética, as áreas mais significativas são: operação de equipamentos; desenvolvimento de protocolos de estudo e exames; desenvolvimento de novas técnicas; coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores.

  1. Genética

Participa de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe. Realiza exames de citogenética humana e genética humana molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises. E como responsável técnico, elaborando e firmando laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.

  1. Informática de Saúde

Por fim, a saúde é uma das áreas onde há maior necessidade de informação para a tomada de decisões. A Informática Biomédica é o campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para otimizar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas. O conhecimento médico e as informações sobre os pacientes não são gerenciáveis apenas por métodos tradicionais, devido à certeza de que os processos de acesso ao conhecimento e tomada de decisão desempenham papel central na medicina moderna. O profissional biomédico está apto a atuar nos segmentos dos Sistemas de Informação em Saúde, Prontuário Eletrônico do Paciente, Telemedicina, Sistemas de Apoio à Decisão, Processamento de sinais biológicos, Processamento de Imagens Médicas, Internet em Saúde, Padronização da Informação em Saúde.

A área da saúde possui inúmeras possibilidades de atuação para o profissional de Biomedicina. Para ingressar no mercado com a devida capacitação e se destacar nas melhores oportunidades um curso de graduação completo faz toda a diferença. 

O UNIFOR-MG oferta o curso de Biomedicina com todos os recursos necessários para tornar a experiência em ensino superior completa. A infraestrutura conta com laboratórios e ambientes que permitem ao aluno aplicar na prática o conteúdo teórico e se capacitar para atuar como um profissional de destaque no mercado de trabalho.

 

Fonte:  G1

fique por dentro

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO
26 de abril de 2024

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM
26 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

DIVULGADA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO EM PIUMHI/MG
26 de abril de 2024

DIVULGADA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO EM PIUMHI/MG

Pular para o conteúdo