logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

VESTIBULAR 2021

INSCREVA-SE PARA

A PROVA ON-LINE

CLIQUE E INSCREVA-SE 

historia

O UNIFOR-MG realizou, nos dias 3 e 4 de novembro, a 16ª Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE). O evento ocorreu remotamente em função das recomendações de não aglomeração da Organização Mundial da Saúde.  

A Mostra é promovida por intermédio da Diretoria Geral de Ensino e do Centro de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (CEPEP). São objetivos: revelar talentos, impulsionar a pesquisa e investir em estudantes de graduação que procuram inovar na solução dos desafios. O tema deste ano é “A Pesquisa Científica em Tempos de Pandemia”.

O Coordenador do Departamento de Comunicação Social e Cultural Gustavo Henrique Gondim apresentou as atividades. O Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão deu as boas-vindas a todos e destacou o investimento do Centro Universitário de Formiga em pesquisa.

A coordenadora do CEPEP, Profa. Dra. Ivani Pose Martins, agradeceu o apoio do Reitor e saudou todos os participantes. Ela disse que a cada edição do evento novos desafios são vencidos. Destacou que a 16ª Mostra é uma oportunidade para desenvolvimento científico e para divulgar a produção do UNIFOR-MG.

Além das apresentações habituais, na abertura foi promovida uma mesa-redonda (acesse neste link) sobre os impactos do período de pandemia nas atividades dos programas de pesquisa, incluindo os Programas de Iniciação Científica. A Profa. Ma. Marianna Costa Mattos mediou o debate.

Participaram da mesa-redonda:

1)  Prof. Dr. Luis Roberto Batista: possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2000), doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2005) e pós-doutorado pelo RIKILT (Institute of Food Safety - Wageningen University/Holanda). É professor Associado I da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Curador da Coleção de Cultura de Microrganismos do Departamento de Ciência dos Alimentos da UFLA. Líder do Grupo de Pesquisa: Micotoxinas e Micologia de Alimentos. Coordenador de projeto no PROTAX - Programa de Capacitação em Taxonomia (2015-2018). Orientador Permanente nos programas de pós-graduação em Ciência dos Alimentos e Microbiologia Agrícola da UFLA e Coorientador nos programas de Agroquímica (UFLA) e Ciências Farmacêuticas (UFJF). 

2) Prof. Dr. Luiz Antonio Lima: possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (1981), mestrado em Water Science - University Of California Davis (1986) e doutorado em Irrigation Engineering - University Of California Davis (1989). Foi pesquisador da EMBRAPA-CPAC e já atuou no setor privado, desenvolvendo projetos técnicos e comerciais na América Latina para empresas americanas e israelenses. É professor titular da Universidade Federal de Lavras. Na UFLA, foi coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia Agrícola e do curso Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, ambos com níveis de mestrado e doutorado. Foi pró-reitor de pesquisas e chefe interino de gabinete da reitoria. No período de 2005 a 2008, foi presidente da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão - FAEPE. No período de 2009 a 2014 foi membro da Câmara de Assessoramento em Agricultura da FAPEMIG.

3) Prof. Dra. Lucia Pimenta: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e pós-doutorado em Química de Produtos Naturais, com ênfase em Metabolômica por RMN, pela Leiden University, Holanda. É professora associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoquímica de plantas da família Annonaceae, com especial interesse nas espécies dos gêneros Annona e Rollinia, e na classe das acetogeninas de anonáceas. Sua pesquisa prioriza a investigação de plantas do Cerrado com potencial atividade contra doenças endêmicas brasileiras, infectocontagiosas, como a malária e doenças crônico-degenerativas, como o câncer. Realiza estudos biomonitorados focalizando produtos naturais com possível atividade citotóxica, antitumoral, pesticida antimicrobiana e antimalárica. Tem trabalhado também com o ensino de química e Metabolômica por RMN aplicada aos estudos de produtos naturais e controle de qualidade de produtos naturais, farmacêuticos e alimentícios.

 4) Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco – Fisioterapeuta; Pós-doutorado em Biologia Celular pelo Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG - 2015); Doutorado em Biologia Celular pelo Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG - 2014); Mestrado em Educação Cultura e Organizações Sociais pela Fundação Educacional de Divinópolis - Universidade do Estado de Minas Gerais (FUNEDI/UEMG 2007); Pós-Graduação em Acupuntura Tradicional Chinesa pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA/SP 2002); Pós-Graduação em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Estácio de Sá (UES 2004); Pós-Graduação em Treinamento Desportivo e Personal Training pelo Centro Universitário de Formiga - MG (UNIFOR-MG 2004); Graduado em Fisioterapia pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS 2002). Professor e pesquisador do UNIFOR-MG desde agosto de 2005. Presidente do Comitê de Ética em Pesquisas em Humanos do UNIFOR-MG. Editor Chefe da Revista Conexão Ciência (Online). Professor da Universidade de Itaúna desde agosto de 2011. Possui experiência nas grandes áreas das Ciências Biológicas (Anatomia, Biologia Celular e Imunologia) e da Saúde (Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Integrante da equipe do projeto Universidade das Crianças (www.universidadedascriancas.org). Coordenador da Comissão de Saúde Funcional do CREFITO-4. Delegado de Representação Política do CREFITO-4 em Itaúna-MG e região.

5)  Prof. Dr. Fernando Sérgio Barbosa: Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado no Programa de pós-graduação em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Humanos. É membro da Comissão de Ética no uso de animais. Atualmente é professor no UNIFOR-MG. Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Genômica, Imunoparasitologia, Morfologia, Patologia, Toxicologia, Paleontologia, Malacologia, Evolução, Sistemática, Zoologia, Malacologia e identificação taxonômica de helmintos. Desenvolve projetos na grande área de parasitologia, voltadas para epidemiologia, diagnóstico e controle de doenças parasitárias.

6) Prof. Dr. Alexandre Pimenta - graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ao longo de sua carreira ocupou vários cargos. Foi o primeiro Diretor da Faculdade de Ciência da Computação da FUOM (FACIC), atuou como Diretor de Relações Empresarias e Comunitárias do então CEFET Bambuí, foi Diretor de Tecnologia da Informação do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG). É Diretor do Polo de Inovação do IFMG, cargo que ocupa desde 2017. Também presta serviços ao INEP como avaliador ad hoc e leciona no IFMG, fazendo parte do corpo Docente dos Cursos de Ciências da Computação e do Mestrado em Administração com Ênfase em Finanças. Seus trabalhos de pesquisa estão relacionados a técnicas de aprendizagem de máquina aplicadas ao mercado financeiro.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.