logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

VESTIBULAR 2021

USE SUA NOTA DO ENEM

CLIQUE E INSCREVA-SE 

historia

Os alunos do 8° período do Curso de Engenharia Química realizaram um projeto interdisciplinar como requisito das disciplinas “Planejamento Econômico e Administrativo de Indústrias Químicas” e “Controle de Qualidade”. O objetivo foi aplicar os conhecimentos adquiridos nas duas disciplinas em um único processo produtivo, permitindo a contextualização dos conhecimentos adquiridos em sala de uma forma abrangente e ampliando as competências multidisciplinares dos futuros engenheiros.

A avaliação da viabilidade econômica de projetos de engenharia e a gestão da qualidade são atividades características do profissional de Engenharia Química. Para contribuir na preparação dos alunos para o exercício da profissão, o Prof. Me. Emerson Paulino dos Reis e a Profa. Rosiene Gonzaga de Jesus Pimenta propuseram a realização do trabalho contemplando essas duas importantes áreas de conhecimento do engenheiro químico.

Os discentes selecionaram um processo produtivo, passando pela definição das matérias-primas, do layout e dos fatores de produção. Também foram realizados o estudo de mercado e de Engenharia, com a definição de tamanho, localização, investimentos necessários à implantação do empreendimento, levantamento dos custos operacionais e projeção de receitas, tendo como base o mercado avaliado. A partir desse detalhado levantamento foi possível estimar e analisar as perspectivas de desempenho financeiro do empreendimento, determinar e avaliar os seus indicadores de viabilidade econômico-financeiro.

Foram aplicadas ferramentas de qualidade que permitem evitar possíveis problemas durante um processo industrial, realizando análises de potenciais falhas, e propostas ações de melhoria. Também foram propostos itens de controle e de verificação necessários para gerenciar a qualidade e garantir que as necessidades dos clientes sejam satisfeitas.

A Coordenadora do Curso de Engenharia Química, Profa. Ma. Christiane Pereira Rocha Sousa, ressaltou que a realização do projeto, contemplando as duas disciplinas, permitiu aos alunos, além da aplicação prática do conhecimento adquirido em sala, o aperfeiçoamento da capacidade de trabalho em equipe, empreendedorismo, organização e boa percepção para detalhes, que são elementos importantes para o profissional da área.

De acordo com a Coordenadora, a abordagem interdisciplinar acontece quando os conteúdos das disciplinas se relacionam para a ampla compreensão de um tema estudado.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.