logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

VESTIBULAR 2021

USE SUA NOTA DO ENEM

CLIQUE E INSCREVA-SE 

historia

Alunos do 8° período do Curso de Direito participaram, no dia 18 de setembro, de uma visita técnica ao Programa Justiça e Cidadania do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Eles foram acompanhados e orientados pela Profa. Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes. Os discentes estiveram no Laboratório de Atividades Judiciais, onde tiveram acesso ao acervo de processos históricos iniciados nas décadas de 1940 e 1950. Eles manusearam os documentos e participaram de um Estudo Dirigido fornecido pelo Programa.

No início da tarde, o grupo se deslocou para o prédio do Tribunal, assistiu a uma sessão de julgamento da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais e participou de uma visita mediada à Exposição Trabalho & Cidadania. Na ocasião, servidores apresentaram um histórico da realidade do trabalho no País de 1.500 até hoje, abordando as visões oriundas de diferentes matrizes de civilização que constituíram a nação.

Posteriormente, foi realizada uma audiência trabalhista simulada, conduzida pela desembargadora Maíla Vanessa de Oliveira Costa. O caso fictício, elaborado pela Equipe do Centro de Memória, trata de uma relação de trabalho doméstico mascarada como situação decorrente de vínculo afetivo. Nele, a reclamada alegava ter recebido a reclamante, vinda do interior, para morar em sua casa, como favor.

A desembargadora, no papel de juíza, esforçou-se, desde o início, em buscar um acordo entre as partes. Segundo a magistrada, os alunos, representando partes, advogados e testemunhas, desempenharam muito bem seus papéis. A nova tentativa de conciliação, após a participação das testemunhas, acabou bem-sucedida. No final da simulação, a desembargadora fez algumas considerações a respeito da atividade para os futuros bacharéis em Direito.

A Profa. Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes avaliou a atividade como muito interessante, ao possibilitar o contato dos discentes com autos judiciais, o que nem sempre é possível em outras ocasiões ao longo do curso. A docente também valorizou a oportunidade de fazer um paralelo entre os pleitos trabalhistas da década de 40 e os atuais e considerou produtivo o contato direto dos alunos com uma sessão de julgamento, o que possibilita o conhecimento na prática.

visita TRT 2

visita TRT 3

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.