VESTIBULAR NOTA MÁXIMA NO MEC!

CLIQUE E INSCREVA-SE

imag2

Discentes do 4º período do curso de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG entrevistaram, no dia 30 de outubro, o ex-ministro da agricultura Dr. Alysson Paolinelli. Eles compõem o AgroSolucionática, projeto de extensão universitária coordenado pela Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro, cujas atividades fazem parte da curricularização da extensão prevista no Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024). A equipe é constituída por César Augusto Silva Borges, Eduardo Santos da Silva, Gabriel Shessman Lopes Macedo, Igor Junio de Oliveira, João Vitor Souza Lima e Tulio Cristiano Braga. A atividade foi acompanhada pela coordenadora do curso Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro e pela responsável pela disciplina de Extensão II, Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro.

Considerado o “Pai da Agricultura Moderna Brasileira”, o entrevistado foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021 e é um dos responsáveis pela transformação do agronegócio brasileiro, ocorrida a partir da década de 70, ao liderar o movimento que implantou a agricultura tropical no Cerrado brasileiro, o que levou o País, que antes era importador, a se tornar um dos maiores produtores e exportadores de alimento em esfera mundial. Com o lema “Alimento é paz!”, Dr. Alysson Paolinelli tem seu legado reconhecido mundialmente e respondeu às perguntas dos alunos, referentes à agricultura sustentável, conhecimento dos biomas brasileiros e importância da extensão rural.

Para a Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro, conhecimentos valiosos foram transmitidos pelo convidado e constituíram em uma aula de história sobre o agronegócio brasileiro, levando o grupo a uma surpreendente viagem no tempo. A Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro comentou que o ex-ministro esclareceu a importância do agronegócio para o crescimento e desenvolvimento do país e como ele acredita nos jovens para conduzir mudanças estratégicas no setor para enfrentamento dos principais desafios.

Os estudantes do projeto AgroSolucionática consideraram a entrevista uma verdadeira aula sobre a história da agricultura brasileira. De acordo com eles, o ex-ministro destacou a importância que a juventude atual tem para que a pesquisa agrícola continue crescendo. Ele inspirou os acadêmicos: “vocês têm o coração e a mente ainda jovem para resolver problemas que nós não fomos capazes”.

Dr. Alysson Paolinelli finalizou o bate-papo elogiando a iniciativa e desempenho dos alunos, aconselhando-os a sempre persistirem, pois ele confia na atuação dessa juventude na garantia do desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. A íntegra será disponibilizada nos canais de comunicação do UNIFOR-MG em breve. Fique atento!

WhatsApp Image 2021 10 04 at 11.54.38