VESTIBULAR 2021

USE SUA NOTA DO ENEM

CLIQUE E INSCREVA-SE

imag2

O Prof. Me. Emerson Paulino dos Reis participou, entre os dias 7 e 9 de novembro, do 26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade. As atividades foram realizadas no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. O evento teve como tema "A Mobilidade Inteligente e a Transição para o Futuro" e foi presidido por João Carlos Pimentel, Diretor de Operações de Caminhões - Ford América do Sul.

Na oportunidade, o Prof. Me. Emerson Paulino dos Reis apresentou o artigo "Análise do Ciclo de Vida do Cobre em um Processo de Reciclagem de Veículos sobre a Ótica de uma Mobilidade Inteligente". O texto teve quatro autores, dentre eles, o docente do UNIFOR-MG, que leciona nos cursos de Engenharia Química e Engenharia da Produção, e seu aluno na graduação em Engenharia da Produção, Natan Felipe Silva.

A produção também contou com a participação de pesquisadores ligados ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). São eles: Prof. Dr. Daniel Enrique Castro, que ministra aulas no Mestrado de Engenharia da Energia, e seu discente, José Ronaldo da Silveira Junior.

O Prof. Me. Emerson Paulino dos Reis explicou que o artigo teve como objetivo demonstrar a viabilidade energética em se utilizar o cobre reciclado, a partir da reciclagem de veículos. “Haja vista que o crescente aumento do consumo de automóveis no mundo torna necessária uma gestão sistêmica para os materiais utilizados neles”, argumentou.

O Congresso SAE BRASIL divulgou para a comunidade da engenharia da mobilidade as últimas novidades tecnológicas do setor, constituindo-se em um ambiente ideal para que os profissionais atualizassem seus conhecimentos e ampliassem suas redes de contatos.

A programação contou com painéis, como Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Veículos Elétricos e Híbridos, dentre outros. Eles foram coordenados por renomados palestrantes nacionais e internacionais. Também houve a apresentação de 116 trabalhos técnicos, desenvolvidos por autores que atuam nas indústrias e em universidades.