Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

ImageO curso de Serviço Social forma o assistente social, um profissional que contribui para a consolidação de bases mais igualitárias e democráticas das relações sociais, propondo estratégias de expansão dos direitos sociais e da cidadania.

São atribuições do assistente social: trabalhar com políticas sociais públicas e privadas, incluindo as ações de saúde, educação e trabalho; projetar, gerenciar e executar programas de atuação profissional, em busca da melhoria das condições de vida da população. O assistente social trabalha em órgãos públicos federais, estaduais e municipais; organizações e entidades da sociedade civil, como fundações e associações; instituições filantrópicas e de ensino.

O curso de Serviço Social do UNIFOR-MG tem a duração de 4 anos. A Instituição prima por formar profissionais criativos, propositivos e com competências técnica, ética e política para atuar nas multifaces da questão social e nos diversos espaços socioinstitucionais, seja formulando, implementando e/ou executando políticas sociais, na perspectiva de efetivação dos direitos de cidadania.

O conteúdo do curso é bastante atual, pois  acompanha as mudanças operadas no conjunto da sociedade e, para tanto, tem por base uma ética profissional que valoriza o homem, em sua dimensão humano-genérica.

Os alunos contam, ainda, com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), espaço privilegiado para a realização do estágio curricular, onde os usuários do serviço são orientados quanto às suas necessidades e direitos. Além disso, o Centro Universitário de Formiga tem convênios com excelentes instituições, para a realização do estágio curricular.

Para os alunos do curso de Serviço Social interessados em conhecer um pouco mais sobre a atuação do assistente social na área da saúde, o Centro Universitário de Formiga oferece a oportunidade de realização do estágio curricular na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde). Neste espaço, o Serviço Social tem por objetivo principal contribuir para a defesa e garantia dos direitos sociais dos usuários que acessam os serviços da clínica, pautando-se na busca de atendimentos mais justos, humanizados e que levem em consideração aspectos e necessidades dos pacientes em sua totalidade.
O projeto de extensão do curso de Serviço Social fortalece ainda mais o trabalho desenvolvido pela CLIFOR. A atividade tem como objetivo contribuir para a defesa e garantia dos direitos dos usuários que acessam o serviço da clínica, buscando, por meio da prática interdisciplinar, desenvolver ações e reflexões sobre a prática profissional do assistente social na saúde.  O trabalho encontra-se sob a supervisão da Profa. Neliane Aparecida Silva e conta com estagiários do 5° e 7° períodos do curso de Serviço Social.
O curso de Serviço Social também desenvolve o Projeto de Extensão na Comunidade e projetos de Iniciação Científica.

Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC/SERES nº 134, de 01/03/2018, publicada no DOU de 02/03/2018.

DuraçãoTurnoVagas
4 anos (8 períodos) Noturno 45

Coordenadora:

Neliane Aparecida Silva

coordservicosocial@uniformg.edu.br

Informações: (37) 3329 - 1465.