logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

O III Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG foi realizado nos dias 22 e 23 de setembro. O evento teve como tema “Cenários Contemporâneos: A Docência e os Novos Tempos”. A abertura ocorreu no Salão Nobre “Eunézimo Lima” do Centro Universitário de Formiga-MG.

Na oportunidade, a Diretora Geral de Ensino, Profa. Ma. Inêidina Sobreira, deu boas-vindas a todos do Centro Universitário e aos colaboradores externos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Destacou a importância das ações do Programa, não apenas para o UNIFOR-MG, mas também para a comunidade.

Em seguida, o Prof. Dr. Heslley Machado Silva ministrou uma palestra. Em entrevista, ele falou que seu objetivo, em sua apresentação, foi demonstrar para o aluno que vale a pena ser professor. O docente disse que é importante desempenhar esse papel diante da tecnologia e na atualidade. Ressaltou que o mercado de trabalho existe, vai crescer, e que o aluno do UNIFOR-MG ocupará esse espaço.

A coordenadora do PIBID, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, explicou que o encontro é uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para que as experiências de êxito sejam socializadas.

Comentou que quase cem bolsistas participam do PIBID e que é um aporte financeiro que faz diferença na vida do discente. A coordenadora citou as atividades da programação e comemorou os resultados. “Fico muito satisfeita em colher os frutos do PIBID, de ajudar as escolas e os nossos alunos do UNIFOR-MG”, revelou.

Experiências

A Coordenadora de Área do PIBID, Profa. Maria Cecília Pereira Cardoso, contou que na Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes o auxílio do PIBID é em todos os aspectos. Ela destacou que há vários projetos sendo desenvolvidos na unidade de ensino, entre eles, o que envolve leitura e outro sobre alfabetização.

A aluna Rute Rezende Fortunato Pereira, do 6o período de Ciências Biológicas, trabalha com monitoria na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte. Suas atividades envolvem crianças em processo de inclusão. Ela apresentou suas experiências no evento.

A estudante explicou que o seu projeto teve início em março deste ano, quando foi realizado um estudo prévio sobre as metodologias a serem aplicadas para o desenvolvimento das ações. Ela afirmou que o aluno participante já apresenta resultados nos seguintes aspectos: notas, autoestima e participação em sala de aula.

No primeiro dia do Seminário também houve sessões simultâneas de Comunicação Oral no Salão Nobre (subprojeto de Pedagogia), no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba” (subprojeto de Educação Física) e no Multimeios (subprojeto de Biologia).

Oficinas Pedagógicas

A programação do segundo dia foi marcada por “Oficinas Pedagógicas: Um olhar inclusivo”, com instrutores convidados. No Multimeios, os trabalhos do subprojeto de Biologia foram coordenados pela terapeuta ocupacional Lorena Lima Alves, que atua no Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (CEMAP).

“A comunicação alternativa no uso das atividades pedagógicas” envolveu os estudantes do Curso de Pedagogia do UNIFOR-MG. Lorena Lima Alves afirmou que a oficina preparara os participantes para lidarem com futuros discentes com fala limitada ou sem comunicação verbal. Durante a oficina, a instrutora utilizou o software Boardmaker.

Na Sala de Desenho I, as ações do subprojeto de Pedagogia tiveram como responsáveis a psicóloga Mariane Mota e a pedagoga Laís de Sá Alves Calácio.

Já na Quadra do Clube do UNIFOR-MG, o Prof. Paulo Márcio Montserrat ministrou os trabalhos do subprojeto de Educação Física, que contaram com a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Formiga (APAE).

O docente apontou que há pessoas com deficiência inseridas na escola regular e que, nesse sentido, o PIBID prepara os estagiários para que possam trabalhar com todos os estudantes, sem exclusão. Ele disse que, durante as atividades na quadra, houve ações de todos os níveis: Infantil, Fundamental e Médio.

IMG 3313

 

IMG 2307

IMG 3378

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.