Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

Artigo de integrantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário de Formiga foi divulgado na Revista EDdeportes, publicação eletrônica de Buenos Aires.

Intitulado “Análise da frequência cardíaca de repouso e o nível de atividade física em escolares da rede pública de ensino”, o documento é resultado de um projeto de pesquisa do PIBID, desenvolvido na “Escola Estadual Rodolfo Almeida”, em Formiga.

Os trabalhos foram desenvolvidos no subprojeto de Educação Física. Participaram das atividades: a supervisora Marcela de Melo Fernandes; os professores coordenadores de área: José Carlos Leal e Luciane Gianasi; além dos bolsistas de Iniciação Científica: Breno Silva, Daniel Reis, Mateus Furtado, Raick Santos, Rosimar Severino e Tamiris Santos.

Pesquisa

Os alunos investigados apresentavam faixa etária entre 15 e 16 anos, praticantes ou não de atividade física. A amostra foi constituída por 65 adolescentes do sexo masculino e 55 do sexo feminino. Foram considerados ativos os que praticam atividade física no mínimo três vezes por semana e inativos aqueles que não realizam nenhum tipo de atividade física.

Para mensuração da frequência cardíaca de repouso (FCrep) foi utilizado o cardiofrequencímetro. De acordo com os resultados obtidos, o coração dos 67 adolescentes ativos é mais condicionado que o coração dos 53 inativos, fato que explica a melhor qualidade de vida e menor risco de doenças para quem apresenta uma FCrep com níveis baixos.

Os autores alertam que uma FCrep com valores mais altos aumenta a mortalidade e representa maior predisposição à obesidade e a diabetes, doenças graves que restringem a vida dos indivíduos, em relação à alimentação, e exigem a prática de atividades físicas.

O estudo concluiu que o sedentarismo e a inatividade são fatores de risco para doenças cardiovasculares, recomendando-se a prática de atividades físicas para fortalecer o coração. Assim, é papel fundamental dos educadores físicos o incentivo às atividades físicas para melhor condicionamento do coração e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

Destaque

A coordenadora do PIBID, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, ressaltou que a Revista EDdeportes tem qualificação Qualis Capes B4 na área de Educação, o que demonstra sua credibilidade e permite a visibilidade para a experiência de êxito dos autores.

“O subprojeto de Educação Física tem se sobressaído na pesquisa, sempre investigando e propondo soluções para a área. A publicação é fundamental para dar visibilidade ao Programa e serve de ponto de partida para situações análogas em outros contextos escolares”, destacou.

A Coordenação Institucional e a equipe de coordenadores do PIBID/UNIFOR-MG parabenizam os autores pelas ações pedagógicas de sucesso realizadas na escola e pela publicação do artigo.

Acesse o artigo neste link

Programa

O PIBID, da CAPES, aprovado pela Portaria 096/2013, além de constituir-se em um programa de intervenção pedagógica nas escolas que influencia a formação de professores da educação básica, apresenta como objetivo precípuo permitir aos seus participantes o desenvolvimento de projetos e a inserção na pesquisa científica.

A universidade sustenta-se em um tripé inter-relacionado: ensino – desenvolvido no ambiente acadêmico, com a socialização do conhecimento pelos docentes de acordo com a grade curricular de cada curso; pesquisa – investigação de problemas cujos objetivos estão intimamente ligados aos questionamentos surgidos em sala de aula e pesquisados na realidade empírica das escolas;  extensão - refere-se à ligação entre universidade e sociedade, por meio do desenvolvimento de ações para busca de soluções específicas para as situações vivenciadas em cada comunidade. Por meio do PIBID, o bolsista tem a oportunidade de vivenciar as três funções do ambiente acadêmico.