logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

O Centro Universitário de Formiga sediou o 1º Seminário Institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), nos dias 13 e 14 de novembro. O evento reuniu alunos bolsistas dos cursos de licenciatura, professores supervisores, coordenadores do programa e diretores das escolas parceiras.

Na primeira noite do evento, foram realizadas as apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas escolas conveniadas. Cada professor supervisor escreveu um artigo, com o apoio dos alunos bolsistas, relatando as experiências e atividades do programa.

As sessões simultâneas de comunicação oral foram divididas por áreas. Na Sala de Multimeios 2, sob o comando da Profa. Ms. Camila Melo Silva, foram apresentados os trabalhos dos Subprojetos de Ciências Biológicas e Química. Já na Sala de Multimeios 3, sob a responsabilidade da Profa. Luciane Alves Gianasi, ocorreram as apresentações dos Subprojetos de Pedagogia e Educação Física.

O segundo dia do seminário foi realizado no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e contou com pronunciamentos do Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, e da Diretora Geral de Ensino, Profa. Ms. Inêidina Sobreira. Em seguida, foi ministrada a palestra com o tema “O papel do professor para uma educação inclusiva”, pela Profa. Ms. Débora Mariano Bessas.

Após a palestra, foi promovida uma mesa temática que abordou “A formação docente e a contribuição do PIBID na visão dos gestores escolares”, composta pelos diretores das escolas participantes do PIBID. A mediadora foi a Coordenadora de Gestão do PIBID/UNIFOR-MG, Profa. Ms. Tânia Aparecida de Oliveira Fonseca.

O encerramento do 1º Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG foi realizado pela Coordenadora Geral do programa, Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira. Segundo ela, o objetivo foi oportunizar um momento para a socialização das atividades exitosas realizadas, estimulando a participação dos bolsistas e da comunidade acadêmica em torno de uma reflexão sobre a formação docente e a educação inclusiva, visando a uma interlocução entre as escolas e a Instituição. Além disso, o evento foi promovido para atender a uma determinação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mantida pelo MEC (Ministério da Educação), ao final dessa primeira etapa do programa.

 

O PIBID/UNIFOR-MG

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência teve início no UNIFOR-MG em março deste ano. Trata-se de uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas de estudo a alunos dos cursos de licenciatura.

Este ano, o PIBID/UNIFOR-MG envolveu 120 alunos bolsistas, 17 supervisores (professores das escolas conveniadas) e 7 Coordenadores de Área dos Subprojetos (docentes do UNIFOR-MG), orientados pela Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais, Profa. Ms. Tânia Aparecida de Oliveira Fonseca, e pela Coordenadora Institucional, Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira.

Os Coordenadores de Área são: Profa. Ms. Camila Melo Silva, do Subprojeto de Química; Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro e Profa. Ms. Cláudia de Oliveira Gonçalves Nogueira, do Subprojeto de Ciências Biológicas; Profa. Ms. Maria Francisca de Souza Lopes e Profa. Neiva Maria Rodrigues, do Subprojeto de Pedagogia, Prof. Ms. Gleuber Henrique Marques Oliveira e Profa. Luciane Alves Gianasi, do Subprojeto de Educação Física.

O PIBID/UNIFOR-MG é desenvolvido em oito escolas públicas de Formiga: Escola Estadual José Bernardes de Faria, Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, Escola Estadual Doutor Abílio Machado, Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, Escola Estadual Professor Tonico Leite, Escola Estadual Rodolfo Almeida, Escola Municipal Benedita Gomide Leite e Escola Municipal José Honorato de Castro. 

 

 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.