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Os supervisores e alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) participaram de encontros pedagógicos com os coordenadores de área dos quatro subprojetos para um maior delineamento das propostas de trabalho e do papel de cada bolsista. 
Os supervisores e alunos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) participaram de encontros pedagógicos com os coordenadores de área dos quatro subprojetos para um maior delineamento das propostas de trabalho e do papel de cada bolsista. Os encontros ocorreram nos sábados dias 5 e 12 de abril, no campus do UNIFOR-MG.

A atuação dos supervisores e bolsistas nas escolas municipais e estaduais envolvidas no programa já está a todo vapor e trazendo resultados positivos tanto para as comunidades escolares quanto para os participantes do PIBID.

Os integrantes do subprojeto de Pedagogia se reuniram no dia 5 de abril. Movidos por muito interesse, espírito de cooperação e pesquisa, coordenadores, supervisores e alunos bolsistas refletiram sobre as diretrizes fundamentais da educação e a função social da instituição escolar. 
 
Em direção a esses objetivos, os coordenadores de área do PIBID- Pedagogia, Profa. Ms. Maria Francisca de Souza e Prof. Dr. João Marcos Cardoso, têm motivado e orientado os alunos e supervisores no desenvolvimento das atividades, buscando, desta forma, consolidar o espírito de pesquisa visado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
 
Segundo a Profa. Ms. Maria Francisca de Souza, a reflexão e discussão de tais questões e um estudo aprofundado sobre os pilares da educação tornam-se relevantes no início e no decorrer do PIBID,  pois  são  esses  bolsistas que,  num futuro próximo,  deverão  intervir nas questões educacionais da  região onde atuam.   
 
A importância da diversidade de olhares sobre a inclusão escolar, as dificuldades de aprendizagem, a interdisciplinaridade e novas metodologias que atendam à realidade da educação atual são os princípios que norteiam a construção do subprojeto de Pedagogia.
 
Já as coordenadoras de área do subprojeto de Ciências Biológicas, Profa. Ms. Cláudia de Oliveira Nogueira e Profa. Ms. Tânia Aparecida Oliveira Fonseca, se reuniram, inicialmente, com os supervisores das escolas envolvidas no PIBID e, no dia 12 de abril, com os alunos bolsistas.


Nos encontros, foram discutidos com os integrantes o plano de trabalho, o cronograma de execução das ações e as coordenadoras também enfatizaram a proposta do PIBID como ferramenta para inserção dos alunos na docência por meio de projetos de pesquisa e observação da realidade das escolas.

Os coordenadores do subprojeto de Educação Física, Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho e Prof. Ms. Gleuber Henrique Marques de Oliveira, também reuniram-se com os supervisores, no dia 12 de abril, para a formulação dos questionários que foram aplicados nas escolas e para a discussão das atribuições de cada pibidiano no processo, bem como propostas de estudo para desenvolvimento nas escolas. 
 
Já a coordenadora do subprojeto de Química, Profa. Ms. Camila de Melo Silva, reuniu-se com as supervisoras da educação básica a fim de debaterem sobre as diretrizes de acompanhamento dos bolsistas e sugestão de leituras de artigos e documentos oficiais para a fase de diagnóstico.
 
Segundo a coordenadora institucional do PIBID, Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, os encontros foram fecundos e esclarecedores, uma vez que propiciaram uma maior integração entre os envolvidos, uma visão geral dos passos metodológicos do programa e uma avaliação inicial das atividades desenvolvidas neste primeiro mês de atuação. “Nossa responsabilidade é enorme e o nosso desejo é acertar, por isso, estaremos acompanhando de perto o processo a fim de corrigir desvios e, assim, implantar, de forma responsável e comprometida, o PIBID nas escolas, elevando, mais uma vez, a qualidade acadêmica do UNIFOR-MG, ressaltou a coordenadora.

O PIBID
 
O PIBID é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mantida pelo MEC (Ministério da Educação), que tem como objetivo fomentar as atividades de iniciação à docência, visando à melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura. 
 
Atualmente, o programa desenvolvido no âmbito do UNIFOR-MG conta com 120 alunos bolsistas, 19 supervisores (professores das escolas públicas), sete coordenadores de área dos subprojetos (docentes do UNIFOR-MG) e uma coordenadora institucional (convidada pelo UNIFOR-MG e representante da CAPES).
 
Os bolsistas atuam em nove escolas públicas de Formiga: Escola Estadual José Bernardes de Faria, Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, Escola Estadual Dr. Abílio Machado, Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, Escola Estadual Professor Tonico Leite, Escola Estadual Rodolfo Almeida, Escola Municipal Benedita Gomide Leite, Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho e Escola Municipal José Honorato de Castro.

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