logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

O “IV Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG: A Docência e as Novas Competências Pedagógicas na Sociedade do Conhecimento” ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro. O evento atende a uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A abertura da programação foi realizada no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. No primeiro dia, houve uma palestra e duas apresentações do Subprojeto de Pedagogia.

A Coordenadora Institucional do PIBID do UNIFOR/MG, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, ressaltou que o Seminário é um momento para divulgar as experiências de êxito do Programa. A entrevistada afirmou que o evento é uma forma de interlocução entre o PIBID/UNIFOR-MG e a comunidade acadêmica. Sobre os benefícios do Programa, a coordenadora disse que os participantes fazem parte do dia a dia da escola e que houve uma melhora desses alunos no sentido de formação pedagógica e formação teórico-prática.      

O primeiro dia contou com a palestra do Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, que discursou sobre o papel do educador na sociedade do conhecimento. Dentre outras experiências e atribuições, o profissional cursou Licenciatura em Química na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e fez Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O docente foi aprovado em concurso público para professor assistente na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua e coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares também foi coordenador do PIBID do curso de Licenciatura em Química na UFG entre 2008 e 2012. Coordenou o estágio de licenciatura por cinco anos, entre 2003 e 2008, período de direcionamento, implantação e regulamentação do estágio docente no Brasil e na UFG.

Comunicação oral

Na sexta-feira, a programação contou com sessões simultâneas de comunicação oral dos resumos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos nas escolas. Os trabalhos relacionados ao Subprojeto de Pedagogia foram apresentados no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. No Multimeios, os alunos exibiram as experiências relacionadas ao Subprojeto de Educação Física e na Sala 170 os acadêmicos discursaram sobre o Subprojeto de Biologia.

Objetivos

O PIBID/UNIFOR-MG, em conformidade com a CAPES, tem como objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, dentre outras metas.

IMG 3309

IMG 3294

PIBID 3

PIBID 4

Seminário 3

Seminário 1

Seminário 2

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.