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historia

Três trabalhos do Prof. Me. José Carlos Leal foram aprovados para comunicação oral no 13º Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). O evento será promovido na cidade de Guarda, Portugal, entre os dias 10 e 12 de julho. O docente leciona nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e é Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário de Formiga.

O professor apresentará o estudo “Oficinas de Esporte na Escola: ferramenta de desenvolvimento integral do escolar”. O trabalho foi executado no PIBID pelos bolsistas: Lucas Donner Gonçalves, Vinícius Nogueira Ferreira, Letícia Íris Guimarães, Wallison Silva, Lucas Alves Pinto de Miranda, Mardem Martins de Souza e Mateus Vinícius de Souza Dias. As atividades foram feitas junto com o Supervisor do Programa na “Escola Estadual Doutor Abílio Machado”, Prof. Carlos Eduardo de Oliveira, e os coordenadores de Área: Profa. Luciane Alves Gianasi e Prof. Me. José Carlos Leal.

A pesquisa é fruto de um projeto de oficinas de basquetebol, futsal, dança e ginástica, para aproximadamente duzentos alunos do Ensino Fundamental II. O planejamento contou com as seguintes etapas: contextualização teórica das modalidades, análise do interesse dos estudantes e horários das práticas, desenvolvimento das oficinas e avaliação.

As atividades despertaram grande interesse e participação, melhorando a socialização e cooperação entre os discentes. Os autores concluíram que as oficinas de esporte na escola devem ser utilizadas com maior efetividade, pois são de grande importância como instrumento de inclusão social, desenvolvimento físico e cognitivo.

Jogos Tradicionais

Já o segundo trabalho aprovado para o SIEFLAS é “Jogos Tradicionais x Jogos Eletrônicos: realidade no cotidiano de escolares da rede pública de ensino”, desenvolvido por Fabiana Simões Alves. Ela é egressa do curso de Educação Física Licenciatura e atuou como bolsista do PIBID/UNIFOR-MG. O estudo foi realizado em uma escola pública de Piumhi, como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Os pesquisadores verificaram a preferência de alunos do Ensino Fundamental I pelos jogos eletrônicos.

Ainda observaram que as crianças que preferem os jogos eletrônicos possuem valores de Índice de Massa Corporal (IMC) significativamente mais elevados que os estudantes que preferem as brincadeiras tradicionais. A conclusão é que as brincadeiras tradicionais podem ser utilizadas no combate ao sobrepeso.

Coordenação Motora

O Prof. Me. José Carlos Leal também apresentará o trabalho “Coordenação Motora e sua Associação com a Composição Corporal e Aptidão Cardiorrespiratória em Escolares de 11 a 14 anos”, produzido com Matheus Victor da Silva, do curso de Educação Física Licenciatura. O estudo mostrou a relação entre a coordenação motora, a composição corporal e a aptidão física de estudantes do Ensino Fundamental II, da rede pública de ensino.

A conclusão é que os discentes com melhor coordenação motora têm melhores resultados no teste de aptidão física. Já as crianças com maior IMC apresentam coordenação motora e aptidão aeróbia defasadas. As meninas exibiram performances inferiores em comparação com os meninos nos testes de coordenação motora e aptidão física. Foi observado que a coordenação motora exerce grande influência na capacidade cardiorrespiratória dos estudantes. As crianças com sobrepeso ou obesidade tiveram resultados piores nos testes de coordenação motora e aptidão física.

Perfil

A Coordenadora Institucional do PIBID do UNIFOR-MG, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, exalta que, como pode ser observado pelos três estudos aprovados para o evento internacional, o Prof. Me. José Carlos Leal é muito dinâmico, proativo, pesquisador experiente e conhecedor dos meandros teóricos da pesquisa científica. Características que ele comprovou recentemente em palestra na Capacitação de Supervisores do PIBID.

“Como Coordenador de Área, apresenta profissionalismo e iniciativa na proposta constante de pesquisas aos participantes do PIBID. Nas escolas de atuação, demonstra liderança e protagonismo na coordenação do Subprojeto de Educação Física. A equipe sente-se vitoriosa com a apresentação das pesquisas em Portugal, pois representa mais um reconhecimento do trabalho do Programa do UNIFOR-MG”, ressaltou.  

O Prof. José Carlos Leal destaca que o Seminário trará grande aprendizado, principalmente, de uma realidade diferente sobre a Educação Física, do que é praticado na Europa. Argumentou que, através das plenárias e de pesquisas de vários países, será possível vivenciar as principais inovações, tendências e metodologias.

“A experiência proporcionará uma atualização nas disciplinas ministradas nos cursos de Educação Física e uma atuação mais eficaz no PIBID, além de possibilitar o desenvolvimento de projetos inovadores nas escolas públicas que abrigam o Programa”, afirmou.

O docente considerou que o SIEFLAS é uma oportunidade de divulgação do PIBID e do Centro Universitário como incentivador da produção científica. Ele acredita que o evento viabilizará o contato com pesquisadores de diversas regiões, possibilitando intercâmbios, e que sua participação será um incentivo para os discentes no desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso de maior qualidade.

 

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