logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

Os cursos de Serviço Social e Pedagogia do UNIFOR-MG promoveram, em abril, o II Seminário “Marias do Século XXI”. O evento discutiu, a partir de diversas perspectivas, a figura da mulher contemporânea inserida na sociedade.  

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Me. Marco Antonio de Sousa Leão, fez a abertura do evento e deu as boas-vindas aos participantes. Representantes de diversas áreas participaram dos debates.

A Profa Ma. Nélida Reis Caseca Machado coordena um grupo de iniciação científica sobre gênero. No evento, ela discutiu o Feminismo na Atualidade. “Conhecer o feminismo pode facilitar nossas visões e nossos posicionamentos diante da mulher, do homem e do mundo”, argumentou.

A egressa do curso de Serviço Social, Grazielle Caroline Veloso Rezende, contribuiu para o seminário com o tema “Fatores que influenciam as mulheres a maternidade: construto Biopsicossocial ou escolha ética?”. Ela afirmou que é necessário abordar a maternidade como escolha ética da própria mulher.

Já o tema saúde mental da mulher contemporânea foi abordado pela psicóloga Adriana Veloso, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Arcos. Ela informou que os múltiplos papéis desempenhados pela mulher na sociedade contribuem para um aumento significativo da incidência de transtornos mentais e comportamentais.

Quanto à inserção da mulher negra na educação, o tema foi exposto pela aluna do curso de Pedagogia, Caroline Terezinha da Silva Lopes. Ela considerou as realidades de alunas e de docentes abrangendo os momentos vividos e as consequências, como o racismo. “A mulher negra segue por um caminho diferente, com muito mais luta no espaço escolar”, constatou.

A advogada Letícia Maria Dalariva Silva, que trabalha no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de Arcos, colaborou com o debate abordando a violência contra as mulheres e os mecanismos de proteção do Estado.

Para os organizadores, o seminário foi uma oportunidade de levar aos discentes, reflexões acerca de assuntos como gênero, sexualidade e diversidade. Além dos alunos dos cursos de Pedagogia e de Serviço Social, a atividade contou com a participação dos estudantes de Direito.

 

Foto Principal (acima): Advogada Letícia Maria Dalariva Silva; a aluna do curso de Pedagogia, Caroline Terezinha da Silva Lopes; a psicóloga Adriana Veloso; a assistente social Grazielle Caroline Veloso Rezende; a Profa Ma. Nélida Reis Caseca Machado

 

 

IMG 4684

 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.