Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

O Centro Universitário realizou, nos dias 30 e 31 de outubro, o II Seminário de Pedagogia: Desafios e Possibilidades da Ação Docente. As atividades foram promovidas no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. Na segunda-feira, a programação contou com a palestra “ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”, ministrada pela Promotora de Justiça Dra. Clarissa Gobbo dos Santos.

A palestrante abordou a diferenciação entre o ato infracional e o ato de indisciplina, que trazem muita confusão no que se refere à violência na escola, explicando conceitos e procedimentos a serem adotados. Ela destacou que é percebida a falta de conhecimento sobre o ECA nesses aspectos e que há muitas escolas que não têm um regimento interno sólido capaz de esclarecer o que é um ato de indisciplina e as punições para o aluno no caso da prática desse ato.

A Dra. Clarissa Gobbo dos Santos reiterou que é importantíssimo todo profissional da Educação ter conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que contém as regras que vão gerir toda a Educação, todos os direitos e os deveres do adolescente e da criança.

O Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão destacou que o tema relacionado ao ECA é de fundamental importância para o estudo dos acadêmicos, porque eles vão cuidar de crianças e adolescentes que, às vezes, têm problemas de variadas espécies. Ele explicou que, nesse sentido, os graduandos têm que estar preparados para conviver com isso e tentar melhorar a situação desses discentes.

O Reitor afirmou que a responsabilidade desses futuros profissionais é muito grande e é bom que entendam como funciona o ECA. O Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão afirmou que é importantíssimo receber no evento a Promotora de Justiça Dra. Clarissa Gobbo dos Santos, uma autoridade no assunto. “Não tem pessoa melhor para falar sobre o ECA. Ela é uma expert no assunto e com certeza os acadêmicos aprenderam muito. O curso de Pedagogia está de parabéns por trazê-la aqui”, destacou.

Logo após a palestra, houve uma mesa-redonda com a participação da Dra. Clarissa Gobbo dos Santos, da Diretora do Colégio de Aplicação Profa. Divina Solange do Nascimento e da egressa do UNIFOR-MG Profa. Maiza Kelly de Carvalho Silva. As convidadas discutiram sobre as possibilidades e desafios da ação docente.

A coordenadora do curso de Pedagogia do UNIFOR-MG, Profa. Ma. Neiva Maria Rodrigues Silva, ressaltou que o tema do Seminário é pertinente porque, durante a prática docente, os profissionais encontram vários desafios, como a violência na escola, mas também diversas possibilidades, por exemplo, buscar ajuda e estar informado. Nesse sentido, a coordenadora citou a palestra sobre o ECA promovida no Seminário.

No segundo dia do evento, houve uma homenagem das alunas do 8o período direcionada aos professores do curso. Em seguida, foi exibido o filme “Além da sala de aula” e realizado um debate com a participação das discentes: Isabela Oliveira Silva (2º período), Débora Alves de Carvalho Favarini (4° período), Marielle Luíza Alves (6° período) e Juliana Alves (8º período).