jornada 2   jornada 1

A II Jornada do Conhecimento da Medicina Veterinária reuniu, nos dias 7 e 8 de maio, alunos e profissionais para o debate de temas de destaque acadêmico e mercadológico. As atividades ocorreram no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”. A meta é que a programação faça parte do calendário acadêmico do primeiro semestre, enquanto a Semana Acadêmica da Medicina Veterinária integre o calendário acadêmico do segundo semestre, concretizando a realização de, no mínimo, dois eventos por ano no curso.

A abertura contou com a palestra “Principais Achados em Necropsias Realizadas em Granjas de Suínos”, ministrada pela Profa. Dra. Michelle de Paula Gabardo. Em seguida, o Prof. Me. Marcos Aurélio Dias Meireles abordou “Parâmetros Clínicos e Laboratoriais no Atendimento do Cavalo com Síndrome Cólica: limite entre o tratamento clínico e a indicação de intervenção cirúrgica” e a Ma. Nathália das Graças Dorneles Coelho falou sobre o “Uso Racional de Antimicrobianos na Clínica de Pequenos Animais”.

No período da tarde, a Ma. Ana Carolina Leite tratou do “Panorama da Produção in vitro de Embriões Bovinos no Brasil” e o Me. Ranier Chaves Figueiredo foi o responsável pelo assunto “Queijo Minas Artesanal: participação da UFMG na definição dos períodos de maturação”. A Ma. Gabriela Miccoli Alves finalizou o primeiro dia com a apresentação de conhecimentos referentes ao “Manejo Nutricional de Pequenos Animais nos Quadros de Urolitíase”.

Já na quarta-feira, houve a palestra “Cirurgias Reconstrutivas em Cães e Gatos”, proferida pela M.V. Paloma Helena Sanches Silva e “Odontologia Equina: principais ocorrências e desafios do médico veterinário”, coordenada pelo M.V. Felipe de Oliveira Fraga. O Prof. Dr. Gustavo Henrique Ferreira Abreu Moreira exibiu ensinamentos relacionados à “Medicina de Produção: desafios e perspectivas na Bovinocultura” e a M.V. Nayara Cristina de Paula Silva encerrou o evento com o tema “Identificando o Paciente Endocrinopata na Clínica de Pequenos Animais”.

De acordo com a coordenação do curso de Medicina Veterinária, a iniciativa viabilizou o contato dos estudantes com profissionais de referência em diferentes áreas de atuação. Os temas foram indicados pelos discentes no final do último evento, por meio de fichas de avaliação. Os assuntos estão relacionados a conteúdos das disciplinas de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Pequeno, Médio e Grande Porte; Patologia Veterinária; Nutrição Animal; Fisiopatologia da Reprodução Animal e Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal.

O evento foi idealizado pela Profa. Dra. Telma da Mata Martins e contou com a colaboração do Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio (coordenador do curso) e do Prof. Me. Diogo Joffily. Os discentes do 9o período da graduação também estiveram envolvidos na organização e operacionalização de todo o processo.