Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

O Prof. Wendell Aurélio Ribeiro Ferreira, do curso de Administração do UNIFOR-MG, participou da 45ª reunião do EUROPEN-PEN International, realizada neste segundo semestre, na cidade de Vilnius, capital da Lituânia.

O encontro teve como pauta a apresentação dos resultados da aplicação da Metodologia Empresa Simulada no Brasil e participação em workshop para identificar melhorias e inovações na aplicação da metodologia.

A Empresa Simulada é um laboratório de gestão onde os alunos vivenciam a realidade da gestão de uma empresa e as próprias decisões gerencias em uma rede nacional e internacional, em que as empresas simuladas de todas as escolas/faculdades participantes interagem entre si, comprando e vendendo produtos ou serviços.  É o aprender a fazer.

O EUROPEN-PEN International é a organização responsável pela metodologia no mundo e busca representantes nos países para implantação da Empresa Simulada e melhoria na educação mundial. Além disso, tem como função dar suporte para os países membros na organização de eventos internacionais e promover a conexão dos alunos de todos os países membros e melhorias constantes na metodologia.

A reunião contou com a participação de representantes de 18 países, dentre eles: Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Canadá, França, Rússia, Suíça, Bélgica, China, Itália, Luxemburgo, dentre outros.

Na ocasião, o Prof. Wendell Aurélio Ribeiro Ferreira pôde apresentar o crescimento da rede de empresas simuladas no Brasil, sendo parabenizado pela qualidade e ótimo trabalho. No Brasil, o SEBRAE Minas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é a empresa responsável pela metodologia na disseminação e administração, com exclusividade.

Em 2015, aproximadamente 6 mil alunos de cursos profissionalizantes, técnicos e de graduação foram capacitados e mais de 200 professores passaram pelo treinamento ministrado pelo Prof. Wendell Ferreira que também é analista do SEBRAE.

O professor também teve a oportunidade de visitar uma escola pública na capital de Vilnius – Lituânia que utiliza a Metodologia Empresa Simulada com jovens na faixa etária de 16 anos. Esses alunos têm a chance de ter uma visão empreendedora e a prática da gestão antes de ingressarem no mercado de trabalho. No Brasil, o projeto ainda é aplicado em escolas e faculdades particulares.

viagem internacional 2

viagem internacional 8